Prefeitura de Sorocaba realiza capacitação “Eclâmpsia e Pré-eclâmpsia e Fluxograma Municipal” e a 2ª oficina prática da “Iniciativa VIDA – Código Laranja”
Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS - 14/11/2025 às 16:29
- Atualizado 14/11/2025 às 16:29
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou, na terça-feira (11), a capacitação “Eclâmpsia e Pré-eclâmpsia e Fluxograma Municipal” e a 2ª oficina prática da “Iniciativa VIDA – Código Laranja”, no auditório Maracanã da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), campus Sorocaba.
A ação foi realizada em parceria com a Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez (RBEHG), a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo CNE – Hipertensão) e a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp).
Segundo o coordenador da Atenção Primária à Saúde, Vanderson Farley, a iniciativa reforça o compromisso do município com a qualificação dos profissionais que atuam na assistência materna. “A capacitação garante mais segurança aos profissionais e melhora o atendimento em toda a rede de saúde”, destacou o coordenador durante a abertura.
Voltada a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal e conveniada, a formação abordou o atendimento às gestantes com crise hipertensiva, pré-eclâmpsia e eclâmpsia, reforçando o uso do fluxograma municipal e o protocolo do “Código Laranja”.
O objetivo é aprimorar a atuação dos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), PAs, Samu, Pré-Natal de Alto Risco, Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), maternidades conveniadas do Sistema Único de Saúde (SUS) e maternidades da rede privada.
O evento contou com palestras de profissionais renomados da área, como o Dr. Henri Augustos Korkes, presidente da Sogesp-Regional Sorocaba, professor assistente-doutor da FCMS da PUC-SP, membro e co-fundador da Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez e membro da Comissão Nacional Especializada em Hipertensão da Febrasgo.
Também participou o Dr. Renato José Bauer, professor de Obstetrícia do Departamento de Reprodução Humana e Infância da FCMS/PUC-SP, Membro da RBEHG e Diretor Científico da Sogesp – Regional Sorocaba/Vale do Ribeira.
Para completar a capacitação, houve ainda a participação do Dr. Ivan Fernandes Filho, professor auxiliar de Obstetrícia do Departamento de Reprodução Humana e Infância da PUC-SP, membro da RBEHG e médico obstetra do Pré-Natal de Alto Risco da Policlínica Municipal de Sorocaba.
A capacitação integra as ações da Secretaria da Saúde voltadas ao fortalecimento da linha de cuidado materno, promovendo atualização técnica e integração entre os diversos serviços da rede pública e privada do município.