Prefeitura de Sorocaba e Urbes ampliam atendimento e zeram fila de espera para o Transporte Especial

- 07/03/2022 às 17:55
- Atualizado 12/09/2022 às 17:55
A Prefeitura de Sorocaba e a Urbes –Trânsito e Transportes estão ampliando o atendimento do Transporte Especial na cidade, a partir desta semana e, com isso, zerando a fila de usuários cadastrados à espera do serviço. Atualmente, 1.035 pessoas são assistidas no município, entre usuários e acompanhantes do Transporte Especial, e esse atendimento será ampliado para mais 190 moradores, cujas solicitações já estão aprovadas pelo órgão de trânsito.
O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga, na tarde desta segunda-feira (7), após se reunir com o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, e o diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto, no Paço Municipal. O encontro também contou com a presença dos vereadores Fausto Peres e Fábio Simoa, além de famílias que serão atendidas com a ampliação do programa.
O Transporte Especial é um serviço de porta a porta, destinado a atender as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, temporária ou permanente, em alto grau de dependência, impossibilitadas de utilizar o transporte coletivo urbano convencional, preferencialmente para as pessoas socioeconomicamente vulneráreis.
“Determinamos uma readequação no contrato com a empresa prestadora de serviços e um completo remanejamento de linhas, para otimizar o serviço. Toda a logística de mudança e ampliação já está sendo feita, acionando individualmente cada família. O primeiro passo é tornar Sorocaba uma cidade cada vez mais Humanizada, ao mesmo tempo em que Inovadora”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.
A Urbes conta com uma frota de 31 veículos do Transporte Especial, sendo 26 micro-ônibus e cinco vans, operados pelo Consórcio Mobility Transportes. Os veículos são totalmente adaptados e circulam para atender moradores de todas as regiões de Sorocaba. O sistema opera de segunda a domingo, das 6h às 24h, regulamentado pelo Decreto 23.346/2017.
“Estava, há seis meses, na fila de espera e, agora, será uma facilidade extra para transportar meu filho Wendell, de 22 anos, para ir à escola, em um percurso do Parque das Laranjeiras ao Jardim das Flores”, comenta o eletricista Charles Camargo, 46 anos de idade. Em 2021, o Transporte Especial realizou uma média de 5.010 viagens por mês, contra 2.462 em 2020, também por mês.
O critério para se candidatar ao serviço do Transporte Especial é ser pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, que seja atestada por um profissional médico. Além disso, é necessário procurar a Secretaria da Cidadania (Secid), por meio da unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próxima de sua residência e apresentar a documentação solicitada. Após deferimento, a solicitação é encaminhada à Urbes para execução.
O casal Rodrigo de Carvalho e Cleonice Rodrigues, ambos de 36 anos, já a partir deste mês de março, terá atendimento do Transporte Especial para o filho Augusto, de 9 anos, ir à escola. “Solicitamos, em novembro passado, o Transporte Especial e estamos felizes com essa conquista. Fizemos questão de vir acompanhar este momento importante para a nossa família e tantas outras”, diz Cleonice.
“O Transporte Especial conta com um site exclusivo para o usuário, o qual permite àqueles que o utilizam fazer os agendamentos das viagens, por meio de WhatsApp, e conferir a rota do veículo pelo celular, a fim de se preparar e esperar pela viagem dentro da própria casa”, destaca o diretor-presidente da Urbes.
Também, oferece um sistema de QR Code de identificação dos passageiros ao entrar e sair do veículo, que igualmente contribui na segurança da viagem. Os veículos possuem, ainda, um sistema de câmeras internas e externas, para monitorar o atendimento.
“Outra opção é a pessoa com deficiência, mas que consegue acessar o transporte coletivo convencional, procurar uma Unidade de Saúde ou Casa do Cidadão mais próxima, para adquirir o Cartão Livre, que também é gratuito e oferece acesso em 100% da frota da cidade”, lembra o secretário de Mobilidade. Este serviço é regulamentado pelo Decreto 24.124/2014.
A Urbes disponibiliza um canal de comunicação destinado exclusivamente ao Transporte Especial, pelo telefone: (15) 3331-5003, de segunda a sexta, das 8h às 17h.