Liberação do prolongamento da Rua Araçoiaba ajuda a desafogar trânsito pela região central

Liberação do prolongamento da Rua Araçoiaba  ajuda a desafogar trânsito pela região central Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 07/07/2015 às 13:37
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:37
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os reflexos da liberação ao tráfego do prolongamento da Rua Araçoiaba, na madrugada desta segunda-feira (6), começam a ser sentidos na região central de Sorocaba. Houve ganho de tempo para os usuários do transporte coletivo, bem como para motoristas que transitam pelas proximidades do Terminal Santo Antônio. A implantação da pista ao lado do Pátio Cianê Shopping faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelos empreendedores com a Prefeitura de Sorocaba e o Ministério Público.

“Ganhei uns dez minutos no trajeto vindo do Mineirão, pois o ônibus já para nessa nova rua e não mais acessa a Rua Álvaro Soares”, disse a Munícipe Célia Adriana da Cruz, após descer do ônibus para seguir a pé até uma agência bancária nos arredores, na tarde desta segunda-feira (6). “Ficou ótimo. Fui pega de surpresa, pois não estava sabendo da mudança. Foi uma boa surpresa”, completa.

No sábado (4) a Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) realizou o quarto e último teste para comprovar o processo de cura do concreto da pista, cujo trânsito pelo local já estava autorizado. Inicialmente a abertura ao tráfego ocorreria na madrugada de domingo (5), mas segundo a Urbes – Trânsito e Transportes, a operacionalização do sistema ficou para o dia seguinte (6), a partir das 4h30, devido às definições necessárias de logísticas e de procedimentos operacionais para implementação das mudanças necessárias no chamado “Ramo C” do transporte coletivo.

O prolongamento da Rua Araçoiaba passou a ser utilizada para entrada e saída dos ônibus que fazem embarque e desembarque de passageiro no Terminal Santo Antônio. Esta rota privilegia agilidade na operação do transporte coletivo, uma vez que houve uma redistribuição dos itinerários de trinta linhas. “Melhorou mesmo. Não opero nessas linhas, mas senti que em outras já há fluidez. A Rua Francisco Scarpa, numa hora dessas estaria tudo parado, mas hoje está fluido muito bem”, disse Natal Francisco de Godoy, 43 anos, às 17h20 desta segunda-feira, pleno horário de pico de movimento.

Com a operação do “Ramo C”, a Rua Araçoiaba passa a ter seu sentido de direção da Rua Comendador Oetterer para a Rua Dom Antônio Alvarenga. “Ficou ótimo, tanto para o usuário de ônibus, para o motorista de carro, pedestre e para nós comerciantes. O tráfego está mais livre e não tem mais aquela fila de ônibus parada aqui na Rua Comendador Oetterer”, comemora Wilson Mariano, 44, proprietário de um estabelecimento comercial naquela via há cinco anos.

         

A pista

A reconstrução da pista no prolongamento da Rua Araçoiaba ficou sob a responsabilidade das empresas Fortaleza e Construtora Fonseca & Mercadante, contratadas pelo Patio Cianê Shopping. O local inicialmente recebeu asfalto, que apresentou defeito logo após a abertura ao tráfego, no dia 26 de fevereiro. Por solicitação do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, a pavimentação foi totalmente refeita e a empreendedora do shopping arcou com os recursos das obras viárias, enquanto a Prefeitura se responsabilizou pelas desapropriações.

“Nossa! A qualidade da pista é muito boa, acho que será difícil quebrar ou afundar, como ocorreu da última vez”, aponta o motorista Leandro Alves, 37 anos, logo após passar pela nova via, durante uma entrega. Além do transporte coletivo, o acesso ao prolongamento da Rua Araçoiaba só é permitido para embarque e desembarque nas docas do shopping, bem como para veículos autorizados. Ao todo, 150 m³ de concreto e 12,8 toneladas de malha de ferro foram usadas na pista.

O comerciante Renato Ferreira, 55 anos, tem uma loja e também reside na Rua Araçoiaba há dezesseis anos. Disse que ficou satisfeito com a obra. “Já está dando resultado. Mas vai melhorar ainda mais, pois é questão de tempo para a população se acostumar. Tem gente que ainda tem dúvidas e outros que desrespeitam mesmo a sinalização”, disse, mostrando transeuntes cruzando o a via mesmo com o novo semáforo de pedestres “fechado”, na esquina das ruas Araçoiaba e Comendador Oetterer.

As placas de trânsito e de parada de ônibus estão instaladas. A partir das 23h desta segunda-feira (6), a pintura de sinalização de solo no trecho será retomada, uma vez que o serviço não pôde ser finalizado até o último final de semana devido às chuvas, esclarece a Semob.

 

Confira a relação das 30 linhas que utilizam o Ramo “C”:

02 – Brasilândia

05 – Vila Carvalho / Vila Fiore (somente itinerário via R. Hermelino Matarazzo)

14 – Santa Rosália

19 – Progresso

20 – Carol

21 – Lopes de Oliveira

23 – Industrial/Dois Corações

26 – Ipanema/Bom Jesus

28 – Mineirão

36 – Porcel

38 – Aparecidinha/Éden

39 – Aldeia dos Laranjais

39/1 – Santa Esmeralda

42 – Laranjeiras

45 – Retiro São João

46 – Paineiras

48 – Aparecidinha/Castelinho (exceto via D. Aguirre)

54 – Paes de Linhares

57 – Guaíba

59 – Maria Eugênia

61 – Iporanga

62 – São Bento

62/1 – São Bento II

64/2 – Paço Municipal/Vila Santana

64/3 – Paço Municipal/Gal Osório

64/4 – Paço Municipal/Maria Eugênia

69 – Caguaçu

70 – Nova Sorocaba/Novo Horizonte

76 – São Guilherme

79 – Policlínica