Iara Bernardi vai ao MP contra situação ‘degradante e humilhante’ de escolas da Rede Municipal

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/06/2021 às 15:34
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:34
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A vereadora Iara Bernardi (PT) ingressou com ação no Ministério Público do Trabalho contra a Prefeitura de Sorocaba, devido às condições de trabalho nas escolas municipais e a possibilidade de volta ao trabalho nestas condições, que a parlamentar classificou como “degradantes e humilhantes”. Ela solicita investigação do MPT e que o órgão determine providências para a garantia da segurança e bem-estar dos trabalhadores.

“Presenciei a situação degradante e humilhante que os profissionais de muitas escolas estão enfrentando nos últimos meses. Durante visitas, que realizei em algumas unidades escolares municipais, constatei as péssimas condições de trabalho que passam os profissionais de educação daquelas unidades: falta de energia elétrica, água potável, internet e infraestrutura básica! Isso sem contar os riscos da Covid-19!”, exclamou a parlamentar.

Na peça, a vereadora informa que os pedidos foram encaminhados ao seu mandato por servidores públicos e funcionários das escolas municipais, com relatos que as unidades escolares estão operando sem apresentar as mínimas condições de segurança, bem-estar e qualidade, que garantam o adequado e seguro desenvolvimento de suas atividades profissionais.

“Não podemos permitir que as trabalhadoras e os trabalhadores sejam submetidos a isso e, muito menos, que as aulas voltem nestas condições. Como o senhor tem coragem, prefeito?!”, afirmou Iara.

Em seu pedido, a parlamentar anexou imagens e informações da situação de pelo menos 9 escolas municipais.