Escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba participaram do 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP

Escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba participaram do 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 09/12/2025 às 08:28
  • Atualizado 09/12/2025 às 08:28
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), participou do 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP, na última sexta-feira (5), no auditório do Sesc Sorocaba. O evento, com foco no público docente, contou com a participação de escolas das redes públicas estaduais e municipais do município. Estiveram presentes na abertura a dirigente Regional de Ensino, Rossenilda Gomes Farias, e o secretário municipal da Educação, Fernando Marques. Na sequência, houve a palestra do especialista em avaliação, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Edmilson Ribeiro.

O público, ainda, foi brindado com uma apresentação cultural, a contação de história do livro “Benedito”, feita por Bianca Maria Israel Domingues. A parte cultural se completou também com a leitura de um poema feita pela orientadora pedagógica Mariana Telesi e com a leitura de um poema de cordel feita pela orientadora pedagógica Priscila Borges.

A segunda parte do evento foi totalmente dedicada às apresentações dos projetos pedagógicos em destaque, sendo seis deles de escolas estaduais e seis de escolas municipais.

 

Os projetos das escolas da rede municipal de ensino selecionados para o 2º Seminário foram: “Cores e Sabores Regionais”, da E.M. “Prof. Ary de Oliveira Seabra”; “Sistema Monetário e Operação Matemática”, da E.M. “Prof. Benedicto Cleto”; “Luzes de Cordel”, da E.M. “Dr. Getúlio Vargas”; “Insetos do Meu Jardim”, da E.M. “Dr. Milton Leite Oliveira”; “Fluência Leitora”, da E.M. “Prof. Ary de Oliveira Seabra”; e “Sistema Monetária”, da E.M. “Prof. Ary de Oliveira Seabra”.

Atualmente, em todo o estado, cerca de 1.400 escolas estaduais oferecem os anos iniciais, e Sorocaba, que conta com 62 escolas municipais de Ensino Fundamental, também participa do programa para promover a alfabetização plena dos alunos.

“Este evento é uma iniciativa que reconhece a importância do empenho dos nossos educadores em promover a competência leitora dos alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental, e na faixa etária adequada. Também é uma oportunidade louvável para o intercâmbio entre as redes públicas municipal e estadual”, comentou o secretário da Educação de Sorocaba, Fernando Marques.