Escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba participaram do 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP
Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS - 09/12/2025 às 08:28
- Atualizado 09/12/2025 às 08:28
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), participou do 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP, na última sexta-feira (5), no auditório do Sesc Sorocaba. O evento, com foco no público docente, contou com a participação de escolas das redes públicas estaduais e municipais do município. Estiveram presentes na abertura a dirigente Regional de Ensino, Rossenilda Gomes Farias, e o secretário municipal da Educação, Fernando Marques. Na sequência, houve a palestra do especialista em avaliação, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Edmilson Ribeiro.
O público, ainda, foi brindado com uma apresentação cultural, a contação de história do livro “Benedito”, feita por Bianca Maria Israel Domingues. A parte cultural se completou também com a leitura de um poema feita pela orientadora pedagógica Mariana Telesi e com a leitura de um poema de cordel feita pela orientadora pedagógica Priscila Borges.
A segunda parte do evento foi totalmente dedicada às apresentações dos projetos pedagógicos em destaque, sendo seis deles de escolas estaduais e seis de escolas municipais.
Os projetos das escolas da rede municipal de ensino selecionados para o 2º Seminário foram: “Cores e Sabores Regionais”, da E.M. “Prof. Ary de Oliveira Seabra”; “Sistema Monetário e Operação Matemática”, da E.M. “Prof. Benedicto Cleto”; “Luzes de Cordel”, da E.M. “Dr. Getúlio Vargas”; “Insetos do Meu Jardim”, da E.M. “Dr. Milton Leite Oliveira”; “Fluência Leitora”, da E.M. “Prof. Ary de Oliveira Seabra”; e “Sistema Monetária”, da E.M. “Prof. Ary de Oliveira Seabra”.
Atualmente, em todo o estado, cerca de 1.400 escolas estaduais oferecem os anos iniciais, e Sorocaba, que conta com 62 escolas municipais de Ensino Fundamental, também participa do programa para promover a alfabetização plena dos alunos.
“Este evento é uma iniciativa que reconhece a importância do empenho dos nossos educadores em promover a competência leitora dos alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental, e na faixa etária adequada. Também é uma oportunidade louvável para o intercâmbio entre as redes públicas municipal e estadual”, comentou o secretário da Educação de Sorocaba, Fernando Marques.