CEU das Artes receberá plantio de 37 árvores nativas em ação ambiental neste sábado (19)

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 18/06/2021 às 14:05
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:05
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Neste sábado (19), às 14h, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, localizado no Parque das Laranjeiras, receberá o plantio de 37 árvores nativas, com a participação de pessoas ligadas à instituição Nova Acrópole Sorocaba. O espaço ganhará três ipês, além de espécies frutíferas do Cerrado e da Mata Atlântica.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Laranjeiras, ligado à Secretaria da Cidadania (Secid), e a Nova Acrópole Sorocaba, a ação ambiental seguirá todos os protocolos sanitários preventivos à pandemia da Covid-19.

A iniciativa faz parte dos trabalhos da Sema ligados à conservação e promoção da arborização urbana, com o objetivo de estimular a prática ecológica na comunidade, por meio do plantio de árvores e, com isso, ampliando a área vegetal da cidade, em harmonia com o Plano Municipal de Arborização.

As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade providenciará transporte e seleção das mudas produzidas no viveiro municipal, além dos insumos necessários para o bom desenvolvimento das mudas. Uma equipe da Sema também estará no local, no dia plantio, para auxiliar a comunidade. Já, a Nova Acrópole Sorocaba realizará a abertura dos berços para receber as mudas. O CEU das Artes está localizado na Rua Washington Pensa, 969, no Parque das Laranjeiras.