Ato solene e desfile marcam em Sorocaba comemoração aos 83 anos da Revolução de 1932

Ato solene e desfile marcam em Sorocaba comemoração aos 83 anos da Revolução de 1932 Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 10/07/2015 às 00:27
  • Atualizado 12/09/2022 às 00:27
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Ao menos 500 pessoas participaram nesta quinta-feira da solenidade realizada pela Prefeitura e Polícia Militar na Praça 9 de Julho

 

De crianças a idosos, civis a militares. Uma multidão lotou nesta quinta-feira (9) a Praça 9 de Julho, no Centro, para acompanhar o ato solene em comemoração ao 83º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, promovido pela Prefeitura de Sorocaba e Polícia Militar. Mais de 500 pessoas, sem contar as tropas do Exército, Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, fizeram com que a data não passasse em branco no município.

“Essa presença significativa de público marca a importância do soldado constitucionalista na história de São Paulo e do Brasil. Os paulistas pegaram em armas e foram para a fronteira para defender os interesses de todo o País e lutar por um estado democrático de direito e uma nova Constituição”, destacou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio após participar do hasteamento das bandeiras Nacional, Paulista e de Sorocaba, ao som do Hino Nacional executado pela Banda Regimental do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7).

Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Getúlio Vargas e escoteiros fizeram a deposição de flores de fronte ao monumento do Soldado Constitucionalista. Coube ao comandante do CPI-7, o coronel Wagner Tardelli – maior autoridade presente ao evento – fazer um histórico sobre a Revolução Constitucionalista. Antes, porém, destacou que não é apenas em época de jogo da seleção brasileira de futebol que muita gente deixa transparecer o sentimento nacional. “Embora muita gente não saiba o que significou o 9 de Julho, outros trazem claramente a noção de respeito humano e civismo, que é o que marca um evento desse tipo.”


Gerações

Os aplausos mais intensos foram direcionados à advogada Zuleika Sucupira Kenworthy, 102 anos. Além de ser a primeira promotora de Justiça do Estado, ela atuou como enfermeira na Revolução Constitucionalista de 1932. “Tocava violino na época e fiquei impossibilitada de tanto botão que costurei na farda dos soldados (…) Os homens pegavam em armas, mas tinham uma retaguarda forte, pois eram as mulheres que pegavam nas panelas e outras ficavam nas máquinas de costura.” Essa é uma de suas lembranças, que comprova, segundo ela, que a mulher é figura indispensável em qualquer movimento em favor da garantia da soberania da pátria e dos direitos do cidadão.

O trânsito de veículos no entorno da Praça 9 de Julho permaneceu fechado das 9h às 13h, para que o desfile fosse realizado. Atento a tudo estava o estudante Kauã Barbosa Carvalho, 6 anos. E foi durante o desfile de tropas pelas avenidas Dr. Eugênio Salerno e Moreira César que os olhos dele mais brilharam. “Gostei mais do helicóptero da polícia”, revelou. Enquanto representantes do Corpo de Bombeiros, GCM, PM, Exército, escoteiros, Ordem Demolay e do Jeep Clube de Sorocaba tomavam as ruas, o Águia 18 da Polícia Militar dava rasantes e atraia olhares do público também para o céu.

Kauã estava acompanhado se seu pai, o taxista Renato Borba Carvalho, 42 anos, que há um ano e meio escolheu deixar a Capital paulista e vir morar em Sorocaba com a família. “Vim em busca de qualidade de vida e é a primeira vez que participamos de um evento cívico aqui na cidade. Gostei muito. Tudo bem organizado. É necessário sempre fazer algo para resgatar o civismo, muitas vezes esquecido por alguns.”

 

Mais autoridades

A solenidade contou ainda com a presença do chefe de gabinete do Poder Executivo Rodrigo Maldonado, do secretário da Saúde Francisco Fernandes, além dos vereadores Hélio Godói, Luís Santos e Wanderlei Diogo, e de oficiais da Marinha, além do presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, o professor Adilson Cesar.