UBS Cajuru abre neste sábado (28) para coleta de Papanicolau, testes de HIV e sífilis, além de atividades gratuitas para mulheres

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 26/08/2021 às 19:14
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:14
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com o objetivo de ampliar o acesso às mulheres que não conseguem realizar seus exames preventivos durante a semana, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Cajuru realiza uma ação para a coleta do exame Papanicolau, neste sábado (28), das 8h às 16h. Os agendamentos podem ser feitos previamente pelos telefones: (15) 3333-2525 e (15) 3333-2520 ou presencialmente na própria unidade.

Além da coleta do Papanicolau, a UBS promoverá atividades de orientação sobre a importância da prevenção dos cânceres do colo de útero e de mama, planejamento familiar e solicitação de mamografia. Também haverá a oferta de testes rápidos para identificar HIV e sífilis e os resultados serão entregues, seguindo todos os protocolos de sigilo.

Durante a abertura da unidade, as pacientes poderão experimentar uma sessão de calatonia, que é uma técnica de trabalho corporal aplicada, em sua maior parte, nos pés dos pacientes. A calatonia promove o relaxamento e pode ajudar a diminuir a tensão muscular e aliviar o estresse. Outra atividade oferecida às mulheres será a oficina de design sobrancelhas e henna.

Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos, uma vez ao ano. A avaliação não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve, principalmente, para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são, ou que tenham sido, em algum momento, sexualmente ativas, devem fazer o exame, anualmente.

A UBS Cajuru fica situada na Avenida Paraná, 3.719, no bairro Cajuru do Sul.