Sorocaba tem queda de casos graves de gripe após vacinação

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/07/2016 às 21:13
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:13
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Secretaria da Saúde registra 204 ocorrências de SRAGs neste ano, sendo 41 por H1N1. Óbitos associados a esse tipo de vírus somam 11

 

Terminado o período de campanha de vacinação contra a gripe, em que 184.584 pessoas foram imunizadas contra a doença este ano em Sorocaba, a cidade começa a registrar queda no número de notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo novo balanço divulgado pela Secretaria da Saúde (SES) segunda-feira (11), o número de óbitos por essa síndrome soma 39 em 2016, dos quais 11 associados ao Influenza A H1N1.

O total de notificações de SRAGs este ano em Sorocaba chegou a 204 casos, sendo 41 confirmados para Influenza A H1N1. Outros 128 foram descartados e 35 aguardam resultados de exame. Ainda conforme a SES, 27 óbitos foram descartados para Influenza e 01 aguarda liberação de resultado pelo Instituto Adolfo Lutz, na Capital.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da SES, Renata Guida Caldeira, explica que em 2015 foi registrada baixa circulação do vírus Influenza, sobretudo do H1N1. “Tivemos 54 notificações e dois casos confirmados para influenza A H3N2.” Quanto ao número de óbitos por SRAGs, no ano passado foram 12, sendo 01 por Influenza A (H3N2) e 11 por síndrome respiratória não especificada.

Os casos de SRAG confirmados para por influenza A (H1N1) ocorreram em todas as faixas etárias com maior prevalência (61%) na população de 20 à 59 anos, seguida nos menores de 19 anos (22%) e em menor número nos maiores de 60 anos (17%). O diferencial neste ano foi o maior número de casos de H1N1 em relação a 2015, ocasião em que a vacinação também contemplou essa variante do vírus para a gripe.

Renata explica ainda que durante o período de vacinação a SES já registrou queda expressiva no número de notificações e de positividade para Influenza. “Isso deve-se tanto pelo pico da doença ter sido antecipado este ano, mas sobretudo à queda maior agora, devido às ações de vacinação para imunizar contra os vírus. E também à proteção natural das pessoas que adquiriram a doença antes e com isso temos uma menor transmissibilidade no inverno”, ressalta.

A campanha de vacinação encerrou-se oficialmente no dia 17 de junho de 2016. O município atingiu a meta de imunizar ao menos 80% do público de risco. Em alguns grupos, o índice de cobertura passou de 100%. De acordo com a SES, embora a campanha tenha terminado, nas Unidades Básicas de Saúde as doses ainda estão disponíveis aos grupos de risco priorizados pelo Ministério da Saúde, enquanto houver estoque.

 

Medidas de prevenção

A chefe da DVE/SES explica que algumas medidas simples de prevenção devem ser mantidas, sobretudo durante o inverno, para evitar o contágio de gripe. Entre elas, destaca: cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir; lavar as mãos com água e sabão ou então utilizar álcool em gel; não compartilhar copos, talheres e alimentos; procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos; sempre que possível evitar aglomerações e locais pouco arejados; manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados e evitar o contato próximo com pessoas doentes.

Renata ressalta que todas as UBSs estão preparadas para atender os casos de doenças respiratórias, conforme protocolo instituído pelo Ministério da Saúde. A recomendação da SES é que o munícipe procure pelo atendimento na rede básica de saúde o mais rápido possível em caso de constatação de febre alta (acima de 38 graus) de início súbito, acompanhada de tosse e dor de garganta, e ainda falta de ar ou dores musculares ou nas articulações.