SES recebe três médicos cubanos para atuar na UBS do Cajuru, Aparecidinha e Vitoria Régia

SES recebe três médicos cubanos para atuar na UBS do Cajuru, Aparecidinha e Vitoria Régia Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 05/10/2016 às 13:13
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:13
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria da Saúde (SES) recebeu, na tarde desta terça-feira (4), mais três médicos cubanos para reposição quanto ao programa “Mais médicos”. Os profissionais foram contratados por um período de três anos e vão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Cajuru, Aparecidinha e Parque Vitoria Régia. Nesta quarta-feira (05) eles passarão por curso de integração e já na quinta-feira (06) começam a atuar na rede municipal.

Cada profissional receberá da Prefeitura de Sorocaba R$ 3.138,00 ao mês, para custos com alimentação, moradia e transportes, além da bolsa paga pelo Ministério da Saúde. Eles chegaram no Brasil no dia 18 de agosto para o acolhimento do Ministério da Saúde e passaram por treinamentos antes de virem para Sorocaba.

Para o secretário de Saúde Aílton de Lima Ribeiro, o beneficio para a cidade decorrente do Programa Mais Médicos é muito grande. “Temos destacado a importância na ampliação dos atendimentos e fortalecimento da área de atenção básica à saúde.”

A expectativa dos médicos generalistas João Antônio Acuna, Lourdes Teresa Lay Plasencia e Magalys Navarro Ruiz é de trabalhar muito na cidade. Com cerca de 30 anos de experiência na área, eles já participaram do programa e atuaram na Venezuela e no continente africano.

Desde maio de 2014, 37 médicos cubanos, um italiano e uma brasileira com formação acadêmica em Cuba atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e integram as ações de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Sorocaba. Desse total de 39 profissionais, três deixaram o programa e agora estão sendo recolocados. A cidade de Sorocaba foi um dos primeiros municípios de grande porte do País a aderir ao “Mais Médicos”.