Secretaria da Saúde alerta para vacinação contra a poliomielite

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 24/08/2016 às 14:21
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:21
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba orienta os pais e responsáveis que mantenham a caderneta de vacinação das suas crianças atualizadas, ou seja, sem vacinas em atraso. A campanha de vacinação contra poliomielite deste ano está marcada para o período de 19 a 30 de setembro. Será uma chamada nacional para todas as crianças menores de cinco anos e para adolescentes de 9 a 13 anos de idade.

A medida é uma prevenção diante da notícia da reintrodução da poliomielite na Nigéria e, com isso, os profissionais da saúde estão sendo alertados para a manutenção da ausência de circulação de poliovírus selvagem no Brasil e a necessidade de mantermos altas taxas de cobertura vacinal contra a poliomielite.

O alerta é realizado tendo em vista os Jogos Olímpicos e as Paraolimpíadas na cidade do Rio de janeiro, com aumento da circulação de pessoas de países como Nigéria, Paquistão e Afeganistão.

Desta forma, a SES recomenda ainda que os profissionais de saúde tenham especial atenção aos casos suspeitos de Paralisias Flácidas Agudas (PFA). Os casos devem ser imediatamente notificados para a Vigilância Epidemiológica objetivando investigação de ocorrências e coleta de amostras.

A vigilância destaca ainda que o alerta para todos os casos que apresentem deficiência motora dos membros, principalmente em pessoas menores de 15 anos e com histórico de viagem a países com circulação do poliovírus.

Quanto à campanha de vacinação, a DVE faz um levantamento quanto ao público-alvo da ação e estruturação da rede de postos de atendimento, no aguardo de orientações do Ministério da Saúde.