Saúde centraliza aplicação de vacina antirrábica humana

Saúde centraliza aplicação de vacina antirrábica humana Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/10/2016 às 14:29
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:29
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), está centralizando a aplicação da vacina antirrábica humana, tendo em vista o desabastecimento por parte do Ministério da Saúde. Às vítimas de mordidas de animais, as doses estarão disponíveis nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Éden ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Laranjeiras, Cerrado e Barcelona.

A centralização leva em consideração a falta da vacina em todo o País e, com isso, a necessidade de realizar todos os esquemas de vacinação antirrábica, conforme preconizados pelo Ministério da Saúde.

A imunização está disponível, sobretudo, para profissionais de campo ou laboratórios e acadêmicos, com risco permanente de exposição ao vírus da raiva durante atividades ocupacionais. Entre os profissionais de risco estão os estudantes de Medicina Veterinária, Zootecnia, Biologia e Agronomia; pessoas que atuam na captura, contenção, manejo, coleta de amostras, vacinação, pesquisas, identificação e investigações epidemiológicas em mamíferos domésticos (cão e gato); outros profissionais que trabalhem em áreas de risco, assim como carteiros, que podem ser vítimas frequentes de ataques por cães.

A partir do acidente e início do atendimento, o paciente será orientado que, após o término do esquema de imunização, deverá retornar 10 dias depois à unidade de origem para agendamento da coleta da sorologia de anticorpos antirrábicos.

Conforme a DVE, as equipes que realizarão a vacinação por via intradérmica passaram por capacitação específica, que ocorreu entre os dias 23 e 28 de setembro. De acordo com a SES, as unidades estão orientadas a realizar a avaliação dos pacientes, indicando o tratamento adequado. Se houver a necessidade de soro, o paciente será encaminhado para a Unidade Regional de Emergência (URE) do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS.