Pacientes reclamam de problemas com infusão de medicamentos no CHS

Pacientes reclamam de problemas com infusão de medicamentos no CHS Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/03/2016 às 20:14
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:14
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Pacientes que recebem tratamento por infusão no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) estão tendo problemas em serem atendidos na unidade de saúde. Alguns argumentam que o procedimento deixou de ser realizado no local.

Este é o caso da dona de casa Gilda Soares Cardoso, de 61 anos. “Faço infusão no setor de oncologia do Hospital Leonor Mendes de Barros já a algum tempo. No dia 1º estava agendado. Minha surpresa foi chegar na farmácia de alto custo, onde pego as ampolas, e a atendente me informar que não poderia mais fazer a infusão, pois tinha sido cancelada. Ao questionar o porque, ela não entrou em detalhes”, afirma. “O mais triste é que não tenho condições financeiras para arcar com a infusão particular, pois custa R$ 300 e não posso ficar sem ela, pois, é parte fundamental no meu tratamento”, alega.

De acordo com Gilda, outras pessoas estão passando pela mesma situação. “São muitas pessoas que precisam e também estão sem fazer. Tenho artrite reumatóide deformante. É muita dor e essa medicação que tomo por infusão, é para controlar as inflamações das articulações”, diz. “Sabe é muito descaso com a gente. Tenho 61 anos, pago imposto de tudo e procuro fazer tudo corretamente, e quando precisamos é isso que temos”, desabafa. “Estou em choque e indignada”, termina.

 

Atendimento garantido 

A Secretaria de Saúde do Estado divulgou nota nesta quinta-feira (3) no qual informa o que teria ocorrido no CHS. “O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba esclarece que não houve nenhuma paralisação nos procedimentos de infusão no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). O que ocorreu é que tal serviço foi alterado em comum acordo com os municípios da região. O objetivo é descentralizar o procedimento e evitar o deslocamento desnecessário dos pacientes dos demais 47 municípios, que poderão receber a aplicação do medicamento próximo de suas residências”.

A entidade também garantiu que os pacientes da cidade, como o caso da dona Gilda, estão com atendimento garantido no local. “Todos os pacientes do CHS vêm sendo avisados desde o início do ano. Eles continuarão retirando normalmente o medicamento no hospital e estão sendo orientados a procurar o médico prescritor para que os auxiliem na infusão. Pacientes que já são atendidos no ambulatório do CHS continuarão recebendo a aplicação da injeção na própria unidade. Cada secretaria municipal de saúde ficou encarregada de analisar a demanda e direcionar os pacientes para o local mais próximo cuja infusão poderá ser realizada”, termina a nota.