Estudantes realizam passeata contra o Aedes aegypti no Vitória Régia

Estudantes realizam passeata contra o Aedes aegypti no Vitória Régia Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/03/2016 às 18:31
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:31
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A ação foi iniciativa da UBS Ulysses Guimarães, por meio do grupo “Inspetores de Quarteirão”

 

Alunos da Escola Estadual “Rosemary de Mello Moreira Pereira”, localizada no Parque Vitória Régia, integraram o projeto “Inspetores de Quarteirão” e fizeram uma passeata, na manhã desta segunda-feira (14), para conscientizar o bairro quanto ao perigo da proliferação do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa foi da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ulysses Guimarães e teve apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Urbes Trânsito e Transporte.

Faixas coloridas identificavam os adolescentes, professores, agentes de saúde, alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba e residentes da UBS que entregavam panfletos e orientavam a população do bairro. Um carro de som também foi disponibilizado para que pudessem chamar a atenção dos munícipes e informá-los sobre os cuidados que devem ser tomados.

De acordo com o aluno do 2º ano, Bruno Vieira, 15, a ação foi muito positiva. “Eu já faço a minha parte, mas se conscientizarmos o próximo os problemas vão diminuir. Essas atividades são muito importantes”, declara. Além dele, a estudante do 2° ano, Ester Eulalia, 16, acredita que movimentos como esse deviam ser disseminados. “Todas escolas deviam fazer isso para que um grande número de pessoas receba a informação”, aponta.

Os moradores do bairro que saíram de suas casas para ver a passeata aprovaram a ação. Conforme a doméstica, Cláudia Mariana Moraes, 42, a juventude tem força maior para ensinar aos mais velhos. “Todo mundo sabe o que tem que fazer, mas, quando os adolescentes fazem movimentos como esse, nós nos sentimos mais motivados”, ressalta. Ela conta que ainda falta conscientização no bairro. “Meu filho pegou dengue duas vezes, e não foi dentro de casa, porque aqui o cuidado é redobrado”, afirma.

Segundo a Coordenadora da UBS, Angela Cristina de Almeida Feitosa, o bairro já tem dois casos confirmados de dengue e uma suspeita de zika vírus. Por isso, é ainda mais importante que cada um faça a sua parte. Para ela, por meio de estudantes é mais fácil atingir um maior número de pessoas. “Cada família tem, pelo menos, um integrante na escola. Se envolvermos eles, alcançaremos o bairro todo”, ressalta.

Os alunos foram convidados a continuarem como Inspetores de Quarteirão e participarem do trabalho voluntário desenvolvido pela UBS, a fim de vistoriar o quarteirão no qual moram, orientar vizinhos e recolher lixos. De acordo com a coordenadora, ações com esta finalidade também serão desenvolvidas em conjunto com as outras escolas do bairro.