Campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti” continua neste sábado

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/03/2016 às 13:32
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:32
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, a exemplo do último fim de semana, com profissionais da rede municipal de Sorocaba, entre agentes comunitários de saúde e de controle de vetores, realizarão neste sábado (12), ações em determinados bairros da cidade, como parte da campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”.

Será o segundo final de semana consecutivo com agentes municipais que recebem a remuneração extra de R$ 120,00 cada um, repassados pelo governo do Estado, para desempenho da função. No sábado passado, de dentro das casas foram removidos 810 quilos de criadouros de larvas do Aedes, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Em Sorocaba, as ações de orientação à população é feita de casa em casa, bem como de remoção de possíveis criadouros de larvas do Aedes, serão realizadas das 8h às 14h. Sete equipes, cada uma com 10 de agentes comunitários de saúde, vão atuar nas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cajuru, Brigadeiro Tobias, Vitória Régia, Wanel Ville, Vila Barão e Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto).

Mais 40 agentes de controle de vetores, que vão centralizar suas ações nos bairros Vila Leopoldina, J. S. Carvalho, Parque São Bento, Barcelona, São Conrado e Vila Fiori. A medida que viabiliza esse tipo de mutirão é a Resolução SS-9, de 15 de fevereiro de 2016, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo e que cria o Programa de Incentivo aos municípios para adesão à campanha estadual.

Os municípios interessados em participar do mutirão assinaram um Termo de Adesão, indicando um limite de profissionais a serem mobilizados na campanha em sua jurisdição. A operação neste sábado será semelhante ao trabalho desenvolvido no dia a dia pelas equipes de agentes, no sentido de evitar a proliferação do mosquito transmissor.

O biólogo João Ricardo Pereira Ennser, da Divisão de Zoonoses da SES, aproveita para pedir o apoio da população para que faça a vistoria semanal do seu imóvel, a fim de evitar possíveis criadouros do Aedes.