Campanha de vacinação imuniza cerca de 24 mil pessoas

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 02/01/2015 às 16:25
  • Atualizado 30/09/2022 às 16:25
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), deu início na manhã deste sábado (30) à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, ação conhecida como o “Dia D” de combate à gripe. Até às 14h foram imunizadas 23.794 pessoas que se enquadravam no grupo de risco, entre eles, os idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto). Na UBS do Wanel Ville a vacina acabou por volta das 16 horas. Pacientes que chegaram na unidade foram  orientados a procurar as UBSs do Júlio de Mesquita Filho e do Jardim Simus.

Os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, unidades de urgência e emergência (Pronto-Atendimentos – PAs, Pronto-Socorros – PSs, Unidade de Pronto-Atendimento – UPA e Unidades Pré-Hospitalares – UPHs) e UBSs também serão imunizados, mas não precisarão se deslocar até uma UBS, pois receberão a dose da vacina na próxima segunda-feira (02)  nos próprios hospitais, enfermarias e clínicas onde atuam.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Fernandes, que esteve na UBS da Vila Fiori, esse é o período adequado para a vacinação. Conforme disse, a queda de temperatura nessa semana é o momento propício à manifestação do vírus da gripe e,  por conta disso, é de extrema importância que especialmente os grupos de risco procurem durante toda semana os 31 postos das UBS do município para a imunização.

“Conforme orientação da Secretaria do Estado e do Ministério da Saúde, vamos priorizar, nesse primeiro momento, as pessoas que se enquadram no grupo de risco. A partir do dia 9 as equipes de saúde deverão imunizar também os pacientes que têm algum tipo de doença que priorizem a vacinação. Esses pacientes devem procurar as UBSs mais próximas da suas residências até o dia 20 de maio, apresentando um atestado médico dizendo que devem e estão liberados para tomar a vacina”, explicou.

O secretário ressaltou ainda que, diferente do ano anterior, quando o município atingiu 80% da meta de imunização, e por tudo que tem acontecido no País e vem sendo veiculado na imprensa, acredita-se que esse ano o percentual seja ultrapassado. “Pedimos para que a população tenha calma, pois hoje é o primeiro dia de vacinação. Um dia simbólico que chama “Dia D” de Vacinação, para chamar a atenção que a partir de hoje até o dia 20 de maio todos os grupos de risco poderão ser imunizados. E a meta da Prefeitura de Sorocaba é chegar, se possível, aos 100% da utilização das doses de vacina no município.

Para a aposentada Magali Emília Chocair Kanashiro, 69 anos, a primeira paciente que chegou para receber a vacina na UBS da Vila Fiori, a imunização é de extrema importância para o comabte ao vírus da Influenza, principalmente porque também faz parte do grupo de risco. “Comecei a tomar a vacina quando tinha 58 anos e a partir daí, graças a Deus, eu nunca mais tive gripe e me sinto mais segura” relatou.

Já a estudante Ana Caroline Alves, 14 anos, que está grávida de sete meses, entende que a prevenção não é só pra ela, mas também para proteção do seu bebe. “É essencial, pois estou me prevenindo e consequentemente protegendo a minha filha”, disse.

A moradora do bairro Vila Fiore, Cristiane Gaia estava aguardando chegar a vez de levar a sua filha, Camila Gaia, 1 ano e 10 meses para tomar a vacina. “Nunca atrasei nenhuma das vacinas que a minha filha precisa tomar para se prevenir de doenças, e, essa é mais uma que entendo ser de e extrema importância para a saúde dela”, acentuou.

A SES esclarece que os profissionais que atuarão nas UBSs foram orientados a serem criteriosos na distribuição da vacina, a fim de que não falte doses para a população de risco. As pessoas deverão apresentar cartão de vacinação, documento que comprove a idade ou que confirme a condição clínica.

Quem não tiver o cartão receberá um comprovante de vacina. A Campanha de Vacinação 2016 vai imunuzar a população contra os vírus A/Califórnia (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane