Campanha de Multivacinação acontece neste mês

Campanha de Multivacinação acontece neste mês Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 04/09/2016 às 21:58
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:58
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Ação ainda vai possibilitar verificação da atualização das carteirinhas

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), e em conjunto com o Ministério da Saúde e Secretaria do Estado da Saúde, promove de 19 a 30 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação. A proposta é verificar as carteiras de vacinação e, assim, garantir a proteção de crianças e adolescentes com as vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação.

O dia “D” da campanha acontece no sábado dia 24 de setembro. Durante todo o período serão verificadas as cadernetas do público-alvo, com o propósito de identificar os atrasos vacinais.

De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) a campanha terá dois públicos alvo, os menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), onde estão inclusas também as doses de vacina contra a poliomielite, e crianças e adolescentes de 9 a 13 anos (até 13 anos, 11 meses e 29 dias).

No primeiro grupo, a expectativa é atender a 40.213 crianças; no segundo, 51.333 e onde serão verificados, principalmente, os esquemas vacinais contra sarampo, caxumba, rubéola, tétano, difteria, bem como contra o HPV para as meninas.

Durante todo o período, as vacinas serão aplicadas nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em seu horário de funcionamento. No dia “D” o atendimento nas UBSs das 8h às 17h.

 

Preparativos

A Divisão de Vigilância Epidemiológica da SES promove no dia 13 de setembro um encontro com os coordenadores e enfermeiros das UBSs para alinhar a estratégia para a campanha. O encontro com os profissionais acontecerá das 8h às 12h e das 12h às 16h, no Salão Verde do Seminário que fica na Avenida Eugênio Salerno, 140, na região Central.