Votorantim contabiliza 1087 casos de dengue confirmados

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 31/03/2015 às 19:32
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:32
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Justiça concede liminar para que agentes do combate à dengue entre em imóveis

 

A 1ª Vara Cível da Comarca de Votorantim concedeu nesta terça-feira (31), liminar para que os agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária e Secretaria da Saúde, possam entrar em imóveis para combater o mosquito da Dengue. Votorantim está com 1.087 casos da doença confirmados.

Até, então, os agentes tem encontrado dificuldades devido a resistência de alguns moradores que não obedecem as normas mínimas de vigilância sanitária, e não permitem o acesso em seus imóveis para combater os criadouros do mosquito. Desta forma a Prefeitura de Votorantim ingressou com ação judicial, em 25 de fevereiro.

Com a liminar os agentes terão autorização para que possam acessar imóveis fechados, abandonados e também naqueles em que o morador impede o trabalho de constatação do criadouro, bem como de limpeza do espaço.

Uma reunião, entre os agentes na Secretaria de Saúde, na manhã desta quarta-feira, 1º de abril, define o cronograma da ação, tendo em vista que a justiça concedeu a liminar para o acesso a nove imóveis, espalhados por vários bairros da cidade.


1087 casos de dengue confirmados

Dos 1.087 casos de dengue confirmados em Votorantim desde o início do ano, 225 foram em pacientes da região do Parque Bela Vista, que inclui, ainda, os bairros Jardim Maria José, Jardim Morumbi, Jardim Icatu e Jardim Paraíso.

A segunda região da cidade onde mais estão concentrados os casos é Vila Garcia, Jardim Ana Cláudia, Jardim São Pedro, Jardim Antônio Devito, Jardim das Colinas e Jardim Maria Lúcia, com 132 casos no total. Em seguida está a região compreendida por Jardim Archila, que inclui os bairros Ângelo Vial, Protestantes, Vila Mercedes, Jardim Antônio Cassilo, Vila Vasques, Curtume, e Parada do Alto, somando 124 casos.

Jardim Serrano e bairros próximos somam 107 casos, Jardim Tatiana contabiliza 69, Rio Acima e bairros próximos chegaram a 78 casos e a região do Vossoroca está com 49 até o momento. Jardim Clarice e adjacências já registraram 64 casos, a região do Itapeva está com 51, a região da Vila Nova com 54 e a região da Barra Funda com 72. Demais bairros somam 62 casos e estão mais espalhados na cidade. A Secretaria da Saúde ressalta que todas as regiões de Votorantim já tiveram casos de dengue este ano e que o levantamento do índice larvário apontou que o mosquito transmissor também está presente em toda cidade.