Delegações começam a chegar para os Jogos Regionais de Votorantim

Delegações começam a chegar para os Jogos Regionais de Votorantim Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 04/07/2013 às 12:45
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os Jogos Regionais de Votorantim começaram nesta quarta-feira, dia 3 de julho, com grande movimentação de pessoas no Espaço Aquário Cultura, onde foi instalado o Comitê Organizador do evento. A rotina da cidade também já começa a sentir os primeiros sinais da movimentação, com a chegada das equipes de apoio e a ocupação das escolas que vão servir de base para as delegações.

Entre as maiores do evento, com 500 atletas e cerca de 50 profissionais de apoio, a delegação de Jundiaí já está começando a ocupar as dependências da escola estadual Comendador Pereira Inácio, no bairro da Barra Funda.

De acordo com o chefe da delegação, professor Marco Antônio Fernandes, o professor Pirica, como prefere ser chamado, Jundiaí tem tradição na participação em Jogos Regionais, somando 13 títulos consecutivos de campeã dos Jogos. “O trabalho de base é nosso forte, não contratamos atletas para a competição em nenhuma modalidade, formamos nossos atletas na cidade a partir de um trabalho consistente de base”, explica.

Além das 500 pessoas ligadas diretamente à prática esportiva, a delegação de Jundiaí conta com merendeiras, profissionais de limpeza e secretaria, além de médico, fisioterapeuta, massagistas, profissionais de imprensa e motoristas.

“A estrutura revela a importância que o município dá aos jogos regionais e esta importância também está refletida na qualidade de alguns profissionais das modalidades mais importantes da delegação, como é o caso do basquete feminino e do handebol feminino, que contam com profissionais que atuaram na comissão técnica das seleções olímpicas nas respectivas modalidades”, acrescenta Pirica.

 

Várzea Paulista

A delegação de Várzea Paulista é outro bom exemplo da importância do evento. Mesmo com uma equipe menor, composta por 120 atletas de 6 modalidades e aproximadamente 20 profissionais de apoio, a delegação já ocupou as dependências da escola municipal Sueli da Silva Paula, também na Barra Funda e promete brigar por medalhas em pelo menos três modalidades.

O chefe da delegação, Luiz Antônio da Silva, explica que o momento é de transição na administração do município, levando a opção do município de trazer para os jogos apenas as modalidades com estruturas já consagradas na cidade. “É o caso do futebol de salão e do atletismo, equipes tradicionais na cidade e com um trabalho consistente, com chances fortes de brigar por medalhas, além destas duas modalidades, também temos chances fortes no xadrez”, explica.