Assentados da Fazenda Ipanema têm a ajuda da deputada Iara para resoluções

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 24/01/2013 às 15:58
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:58
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Representantes de cooperativas dos assentados da Fazenda Ipanema – em Iperó – e o técnico do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Allan Martins, acompanhados da deputada federal Iara Bernardi (PT/ SP), se reuniram nesta semana com o superintendente regional do Banco do Brasil, Silvio Luiz de Lima.

Na reunião foi debatido a instalação de uma agência do Banco na cidade de Iperó para que os agricultores possam transferir suas contas, manter os serviços e contratar novas linhas de crédito como o Pronaf ( Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e negociar as dívidas oriundas de investimentos anteriores.

Para José dos Reis Boaventura, um dos agricultores, a exigência de um fiador, trava os investimentos. “Se eu sou o fiador de um outro agricultor e este, fica devendo ao banco. Automaticamente o meu crédito fica travado, não podendo investir até que a dívida de terceiros seja paga”, explicou Boaventura.

Neste mês a presidenta Dilma Rousseff anunciou no Blog do Planalto, que irá aumentar o limite de compras de alimentos produzidos pela agricultura familiar, que já passou de R$ 2,5 mil, em 2003, para R$ 4,8 mil. Para Iara, isto mostra a importância dada pelo país à Agricultura Familiar e deve ser seguida pelo município. “Ajudarei as mais de 130 famílias de assentados da Fazenda Ipanema, cadastrados no Incra, que necessitam da análise de seu créditos, negociação das suas dívidas e de novos investimentos”, disse Iara. “A Agricultura Familiar é alimento de qualidade e sem agrotóxicos, é importante que as escolas implantem estas frutas, legumes e verduras na merenda das crianças”, completou.

O superintendente se comprometeu em buscar soluções imediatas como: a negociação dos endividamentos dos agricultores e instalação da agência em Iperó, assim como aceitou o convite de conhecer as cooperativas e as plantações na Fazenda.