6º Mega Encontro de Carros Preparados atraiu mais de nove mil pessoas ao Kartódromo de Itu neste domingo

6º Mega Encontro de Carros Preparados atraiu mais de nove mil pessoas ao Kartódromo de Itu neste domingo Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 01/09/2013 às 22:54
  • Atualizado 12/09/2022 às 22:54
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Quem se aproximava do Kartódromo Brasil kirin Arena, em Itu, neste domingo, 01/09, pôde ver da estrada o grande número de carros que estava participando do 6º Mega Encontro de Carros Preparados, organizado pelo Clube DeRrubados, de Sorocaba.

O encontro atraiu mais de nove mil pessoas e reuniu cerca de 1500 carros de colecionadores de toda da região e de outros estados, como: Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

“A exposição de carros preparados é um hobby que vem atraindo muitos brasileiros e o Ituano Motor Clube oferece toda estrutura necessária para a realização desse encontro. Já realizamos outros encontros desses no Brasil Kirin Arena e o número de participantes vem aumentando a cada edição”, comemorou o diretor do Ituano Motor Clube e do Kartódromo Brasil Kirin Arena, Eduardo Gozzano.

Com entrada gratuita, além da exposição de carros rebaixados, os participantes puderam conferir uma apresentação de Stunt, um esporte praticado com motocicleta que consiste em realizar manobras radicais, exigindo força e equilíbrio dos pilotos.

“O esporte surgiu na década de 1970 quando o americano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro e passou a fazer exibições de suas habilidades. No Brasil, a modalidade foi regulamentada em 2010 e a partir daí começaram os campeonatos oficiais promovidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo”, explicou o piloto da equipe Vertical Wheeling, John Rick, ressaltando que essa modalidade tem crescido mais de 100% ao ano no Brasil.

Para o piloto Victor, mais conhecido como “SemCanela”, o esporte foi um grande incentivo de superação. “Ingressei no esporte em 2006, após um acidente de moto que levou à amputação da minha perna. Hoje sou o único piloto amputado no mundo e tive que desenvolver minhas próprias técnicas, pois eu não consigo pular da moto. Foi caindo e me machucando que consegui me profissionalizar”, disse o piloto lembrando que sua paixão por motos o levou a ganhar vários campeonatos de Stunt.

Segundo os pilotos, as motos são preparadas para o esporte. “Nossa maior dificuldade é encontrar locais para treinar e para fazer nossas apresentações. Participamos de vários eventos comunitários em Osasco e Guarulhos, divulgando e profissionalizando o esporte”, destacou Rick.

Os pilotos da equipe Vertical Wheeling dividiram a pista, de hora em hora, com treinos de kart. E, das 16h às 22h a pista do Brasil Kirin Arena foi ocupada por pilotos que alugam kart indoor

Segundo o coordenador do Derrubados, Hélio Nicoletti, outra atração do evento foram as fotografias tiradas para a fanpage do clube no Facebook. “Nosso clube tem aproximadamente 200 membros. Em nossos eventos fazemos questão de frisar que não é permitido som, pois o objetivo é conhecer pessoas e trocar experiências sobre os carros. Além do Derrubado’s há vários outros clubes de todo Brasil participando hoje aqui no Kartódromo de Itu. Para participar dos nossos eventos, não precisa necessariamente ter carro rebaixado, nem mesmo precisa ter carro, basta ser um apreciador”, ressaltou Nicoletti.

 

Carros exclusivos

Outra atração deste domingo foi o aluguel de carros exclusivos. Uma experiência única que permite ao público dirigir até quatro modelos de carros como Porsche, Mustang, Ferrari Subaru . Comandada pela Just Drive, a experiência inclui uma breve apresentação das diferenças técnicas de cada modelo, como tração, posição do motor, relação peso/potência, tipo de cambio, além de regras de conduta e segurança do dia.

 

Sobre a Arena Brasil Kirin

Inaugurado em 24 de abril de 1994, a pista atrai kartistas do Brasil todo. A pista de 1.240 metros de extensão, com 8 metros de largura está classificada entre as mais bem estruturadas do País. Berço de grandes pilotos do automobilismo como Átila Abreu (Stock Car), Bia Figueiredo (Fórmula Indy), Lucas Di Grassi e Nelsinho Piquet (ambos da Fórmula 1), o kartódromo também recebeu grandes pilotos como Rubinho Barrichello, Max Wilson e Nelson Piquet, que andou na pista no dia de sua inauguração.

A pista também é utilizada por montadoras como pista de testes e lançamento para novos carros. “O tamanho e o traçado da pista é considerado por muitas montadoras como ideal para avaliação de novos carros”, afirma Gozzano.

A Arena Brasil Kirin foi a única pista do Brasil a sediar o Mundial de Kart CIK/FIA, uma dos principais competições da categoria no mundo.  A pista também sediou a 2ª edição da 24h de Kart, competição similar às 24h de Le Mans. O espaço conta ainda com uma completa infraestrutura, composta por 60 boxes fechados, restaurante e lanchonete, vestiários, loja, ambulatório, arquibancada para 1.000 pessoas, estacionamento para 500 carros, além de um heliporto. A Arena Brasil Kirin é hoje um dos espaços da região mais bem preparados para sediar festas, shows, eventos musicais, esportivos e empresariais, em meio a uma área total de 50 mil m².