Superar é acreditar no seu poder e no seu querer

Superar é acreditar no seu poder e no seu querer Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 18/06/2020 às 08:47
  • Atualizado 12/09/2022 às 08:47
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Superar é acreditar no seu poder e no seu querer. Desfocar das fraquezas e focar nas suas qualidades e usá-las da melhor maneira possível. A superação exige paciência, força de espírito, amor próprio e persistência. Se existem palavras que descrevem bem uma pessoa, são essas. Ana Amélia Ramalho Silva, desde fevereiro deste ano, frequenta as atividades do Projeto Eu e só vem se destacando quando o assunto é disciplina e brilho pessoal. Afinal, sua vida nunca foi lá muito fácil. Ela nasceu prematura, aos sete meses, e teve falta de oxigênio no parto, porém nada foi detectado naquele momento e só depois, quando ela já estava com um ano de idade e não conseguia andar é que iniciaram os procedimentos de investigação. Após cinco cirurgias nas pernas, hoje ela leva uma vida tranquila e feliz, apesar da deficiência física. Mas nem sempre tudo foram flores. No seu aniversário de seis anos seu pai foi dar uma volta de carro, sem cinto de segurança, perdeu o controle em alta velocidade e bateu o pescoço em uma pedra… foi fatal! “De lá para cá, nunca consegui comemorar o meu aniversário plenamente feliz. Minha mãe teve de cuidar de mim e do meu irmão de dois anos. E ainda a última cirurgia que precisei fazer foi aos oito anos, e procurei ser sempre uma criança boazinha. Nunca dei trabalho nas internações e na recuperação, mas fiquei com dificuldade para caminhar, pressão alta e taquicardia”, relembra.

Casada e com dois filhos, Ana Amélia veio morar em Sorocaba depois que os amigos sorocabanos do seu marido comentaram que demoravam menos tempo para chegar ao trabalho do que ele, que morava em Guarulhos. “Eu mesma demorava quase duas horas para chegar na zona sul de São Paulo, todos os dias… e olha que eu ia de metrô para ser mais rápido”. Buscando mais qualidade de vida, ela e família vieram conhecer e por aqui ficaram.

Ana Amélia conta que sempre vem lutando contra a balança, mas a um ano começou a pensar seriamente em emagrecer. Quando foi viajar para o Chile, na volta sentiu muito desconforto respiratório.  Foi detectada uma pneumonia.  Ficou internada durante 15 dias. Por conta disso, desencadeou uma síndrome do pânico. Medicada e as drogas prescritas levaram a engordar ainda mais. “Com todo esse sobrepeso, pensei que precisava de ajuda. Em uma consulta com uma médica recebi um folder do ProjetoEu e fui conhecer”, diz. Ela conta que do que mais gosta é que todo o atendimento é personalizado. “Todos os exercícios são adaptados e sinto muita segurança nos profissionais, pois sei que estou em excelentes mãos, as mais especializadas e amorosas que poderia encontrar”, fala com emoção. Três meses depois, 15 quilos a menos, Ana Amélia conta que colocou para si mesma a meta de emagrecer um quilo por semana… e vem cumprindo certinho. “Eu sigo todas as recomendações da nutricionista, adoro as receitas e gosto de cozinhar, além disso sigo o plano de exercícios numa boa”.

Essa moça cheia de histórias de superação e de alegria de viver, conta que nunca sofreu preconceito na escola, nem na faculdade de Administração com Ênfase em Comércio Exterior, nem no trabalho, nem no transporte público por ser deficiente física, porém quando se viu mais gordinha, foi um tal de receber indiretas de todos os lados. “Veja o quanto o sobrepeso e a obesidade incomodam, não apenas a pessoa, mas todos ao seu redor. E isso é um absurdo, pois é uma batalha que precisa ser vencida com uma tropa de elite, com pessoas com bastante expertise e eu só encontrei essa galerinha no Projeto Eu”.

No começo ela só pensava nas suas limitações como obstáculos a serem ultrapassados, um a um, mas acreditou firmemente que não venceria. “Eu pensava como seria possível ficar sem o arroz e o feijão?”, relembra. E para vencer, ela tem uma tática infalível quando bate o desânimo. “Basta eu me perguntar se eu preciso mesmo comer tal coisa e se isso vai ser bom para mim”, fala. É o amor-próprio desabrochado, o reencontro com o seu Eu verdadeiro, que estava adormecido em algum lugar bem escondido.

“Não é fácil, mas eu soube que conseguiria quando fomos passar uma semana em um hotel fazenda aqui perto. Eu consegui fazer ótimas escolhas no bufê de lá e ainda emagreci quando me pesei na volta. É isso. Disciplina e foco”, finaliza.

É como diz a sabedoria popular: “encare as suas limitações como obstáculos a serem ultrapassados e não como barreiras que forçam você a parar”!