Vereadores eleitos são diplomados na Câmara Municipal dos Vereadores

Vereadores eleitos são diplomados na Câmara Municipal dos Vereadores Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 20/12/2016 às 20:32
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:32
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na noite ontem os vereadores eleitos, junto ao prefeito eleito José Crespo (DEM) e a vice-prefeita Jaqueline Coutinho (DEM), foram diplomados na Câmara dos Vereadores de Sorocaba. A cerimônia foi marcada pela emoção dos parlamentares. Apenas sete vereadores foram reeleitos na cidade, 13 novos vereadores assumem em janeiro.  

Compuseram a mesa diretora da solenidade o atual presidente da Câmara, José Francisco Martinez; o juiz de direito José Elias Themer; o comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI/7), coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho; o juiz de direito Hugo Leandro Maranzano; o ex-vereador Oswaldo Duarte Filho; o tenente-coronel Melo, do comando do 7° BPMI; o delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel; o delegado assistente do Deinter 7, Elton Padilha; o promotor de justiça da Infância e Juventude, Antonio Farto Neto; a promotora eleitoral Patrícia Augusta Franco Pinto; e o conselheiro seccional da OAB São Paulo, Luis Henrique Ferraz. 

O vereador mais votado na eleição de outubro foi Rodrigo Manga (DEM) com mais de 11 mil votos. Quando questionado sobre a sensação de ser diplomado, Manga afirmou que se sente honrado. “É uma alegria imensa para uma pessoa que vive a vida pública porque simboliza o reconhecimento de um trabalho. É o poder de voto de uma pessoa ir às urnas e confiar o único voto que ela tem e poder mudar a história de uma cidade de um país e elas confiarem a você. Sinto-me honrado, pois, na primeira eleição obtivemos 4778 votos e agora fomos eleitos com mais de 11 mil.”

Rodrigo Manga também já tem apoio de alguns parlamentares pelo pleito da presidência da Câmara. Almocei com 13 vereadores e todos firmaram compromisso no dia 1º com a mesa diretora e eu tenho bastante confiança na palavra deles e também em Deus, vamos conseguir esse novo objetivo. Respeitando a independência do legislativo e valorizando o trabalho dos vereadores.

O vereador eleito Fausto Peres (PTN), que assumirá o primeiro mandato, falou sobre o desafio financeiro que os próximos vereadores terão pela frente. “O povo sorocabano sofreu por falta de investimento e infraestrutura para a cidade. Acredito que essa dificuldade não foi por que o prefeito não quis fazer. Realmente pode ter faltado recurso, mas eu acredito que vai ser para nós, que estamos agora com vontade, novo fôlego, uma nova disposição. Vamos ter um compromisso muito grande para tentar reverter à situação com esse grupo de novos vereadores.”

Após ser diplomado, o vereador eleito Renan Santos (PCdoB) afirmou que sua eleição é uma conquista do povo de Sorocaba. “Essa é uma conquista do povo de Sorocaba por que sou oriundo da classe trabalhadora, nascido e criado na Zona Norte, no bairro Laranjeiras, então, é uma conquista muito importante que é representar essa região que é muito carente da assistência do poder público”, diz.

O Prefeito eleito José Crespo (DEM) ressaltou os desafios que serão enfrentados. “O diploma é um comprovante de êxito da campanha fornecido pelo judiciário. Isso simplesmente encerra uma fase, mas abre outra muito mais desafiadora, no sentido que nós possamos resolver os problemas da população. Tenho certeza que a gente vai encontrar maneiras de vencer esses desafios, para mostrar ao povo que política é sim uma coisa boa”, afirma.

Quando questionado sobre a conversa que teve com o atual prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), Crespo afirmou ter sido uma troca de ideias e que ele e Pannunzio tem uma amizade. “As conversas com Pannunzio foram muito boas. Nós sempre tivemos uma forte amizade. As circunstancias partidárias são diferentes, mas quando existe respeito mútuo a gente pode continuar conversando e construindo até mesmo na diversidade”, finaliza.

Rodrigo Manga, Fausto Peres e Renan Santos, afirmaram ter a questão da saúde como uma das prioridades de seus mandatos. Já o prefeito eleito também firmou compromissos com as demais demandas. A posse dos cargos acontece no dia 1º de janeiro na Câmara dos Vereadores de Sorocaba.