Publicada lei que cria o “Abril Grená” de prevenção das doenças bucais

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 05/06/2021 às 15:57
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:57
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

De autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), a Lei 12.311 altera lei que instituiu o Programa de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal

O mês de abril, intitulado “Abril Grená”, passará a constar, no calendário oficial de Sorocaba, como um mês dedicado à intensificação de ações de promoção da saúde bucal e prevenção de doenças bucais. É o que estabelece a Lei 12.311, de 2 de junho de 2021, de autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), publicada no Jornal do Município, na quinta-feira, 3.

Para tanto, a nova norma acrescenta os parágrafos 1º, 2º e 3º ao artigo 1º da Lei 7.847, de 17 de julho de 2006, de autoria do então vereador Marinho Marte, que trata do Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal. A nova lei também institui o dia 4 de novembro como o “Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca”, a ser realizado anualmente.

O “Abril Grená” tem como objetivo conscientizar a população da importância de manter uma boa higiene bucal, ter uma alimentação saudável e abster-se de excessos de fumo e bebidas alcoólicas para evitar doenças bucais. Isso deverá ser feito por meio de ações educativas e preventivas que ajudem a reduzir a incidência de doenças bucais, como a cárie dentária, doenças periodontais e o câncer bucal, além da prevenção de más oclusões e orientações sobre bruxismo e halitose, entre outras ações.

Já o “Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca”, a ser realizado em cada 4 de novembro, tem como objetivo elevar a consciência sanitária da população sobre o câncer bucal, principalmente a respeito dos fatores de risco, através da promoção de atividades de educação para prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. Todas essas e as demais ações previstas na lei poderão ser fomentadas em parceria com universidades, faculdades e organizações não-governamentais, especialmente a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).