Leandro Soares e vereador Izídio de Brito levam pautas de Sorocaba a quatro ministérios em Brasília em busca de recursos e programas federais
Agendas na Capital do País reforçam o papel de articulação do movimento Somos+ na intermediação entre parlamentares da região e o Governo Federal

- 17/09/2025 às 13:47
- Atualizado 17/09/2025 às 13:47
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e um dos fundadores do movimento Somos+ O Povo que Luta, Leandro Soares, e o vereador Izídio de Brito cumprem, entre os dias 16 e 18 de setembro de 2025, uma intensa agenda em Brasília com parlamentares e ministros do governo federal. O objetivo da viagem é articular apoio e garantir recursos para projetos estratégicos que beneficiem Sorocaba e região.
A agenda começa na terça-feira (16) com encontros políticos importantes. Pela manhã, eles participarão de encontro com o deputado federal Jilmar Tatto, na sede nacional do PT, e, reunião com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. No período da tarde, encontro com o deputado federal Alfredinho e, à noite, está prevista uma reunião com a deputada federal Juliana Cardoso.
Na quarta-feira (17), os compromissos se concentram em ministérios estratégicos. No Ministério do Trabalho e Emprego, a pauta será o apoio a programas de qualificação, intermediação de mão de obra e incentivo ao emprego. Em seguida, no Ministério do Esporte, Leandro e Izídio solicitarão recursos para a construção e revitalização de campos, ginásios e centros esportivos em bairros populares, além da inclusão de Sorocaba em programas nacionais de esporte educacional.
Ainda no dia 17, no Ministério da Saúde, os dirigentes apresentarão demandas para a liberação de verba destinada ao Hospital Municipal em Sorocaba, inclusão da cidade no PAC Saúde e fortalecimento da atenção básica e especializada. A agenda inclui também uma reunião com o ministro Alexandre Padilha, reforçando o compromisso com políticas públicas de saúde.
A programação se encerra na quinta-feira (18), com audiência no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A reunião com o coordenador Públio Vieira Valadares Ribeiro tratará do fortalecimento do Parque Tecnológico de Sorocaba e de novas parcerias para incentivo à inovação, apoio a startups e programas de formação técnica em colaboração com universidades e Institutos Federais.
Segundo Leandro Soares, "Sorocaba tem vocação industrial e tecnológica, mas precisa de apoio federal para garantir emprego de qualidade, inovação e políticas públicas que melhorem a vida da população. Estamos juntos com o vereador Izídio de Brito para construir pontes e trazer resultados concretos".
Para o vereador Izídio de Brito, que compõe a Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia da Câmara de Sorocaba, a viagem reforça o papel da articulação política. "Nossas demandas estão alinhadas com o que Sorocaba precisa: inovação, saúde, esporte e trabalho. Vamos continuar buscando apoio para que esses projetos se transformem em realidade".
Sobre o Somos+
O movimento Somos+ O Povo que Luta nasceu em Sorocaba e vem se expandindo por diversas cidades do interior paulista, unindo trabalhadores, jovens, mulheres, LGBTs, de todas as raças e crenças, lideranças populares e movimentos sociais, em torno de um projeto de transformação coletiva, segundo seus organizadores. Seus objetivos são fortalecer a organização de base, aproximar os municípios do Governo Federal, formar novas lideranças e impulsionar o protagonismo popular nas lutas por direitos, democracia e desenvolvimento regional.