Ítalo Moreira solicita mudanças no trajeto dos ônibus na Rua Francisco Scarpa, no Centro

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 05/06/2021 às 16:02
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:02
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

As mudanças propostas, envolvendo a Praça Nicolau Scarpa e o entorno do Mercado Municipal, tem como meta garantir mais segurança e mobilidade

O vereador Ítalo Moreira (PSC), por meio de três indicações na Câmara Municipal, solicita ao Executivo um conjunto de mudanças viárias no Centro da cidade, especificamente na Rua Francisco Scarpa e na Praça Nicolau Scarpa, envolvendo o estacionamento do Mercado Municipal, com o objetivo de melhorar o fluxo dos ônibus do transporte coletivo urbano e garantir a segurança dos pedestres que passam pelo local.

Numa das indicações, o vereador solicita a implantação de ponto de ônibus no recuo localizado na Rua Francisco Scarpa, substituindo o ponto situado na Praça Nicolau Scarpa, no Centro. “Atualmente, existe um ponto próximo, na Praça Francisco Scarpa, mas essa localização não é apropriada, causando engarrafamentos frequentes”, afirma Ítalo Moreira, observando que o recuo da Rua Francisco Scarpa, na altura do número 130, é utilizado indevidamente como estacionamento, quando deveria ser área de carga e descarga.

Liberação de estacionamento – Em consequência sugestão da indicação anterior, Ítalo Moreira, por meio de uma segunda indicação, solicita ao Executivo que a via atualmente utilizada como estacionamento do Mercado Municipal, na Praça Nicolau Scarpa, passe a ser utilizada pelos ônibus do transporte público, tendo em vista que seu acesso à Rua Francisco Scarpa é mais seguro para os motoristas e pedestres.

“Atualmente, ao utilizar a via inferior da Praça Nicolau Scarpa, os veículos tendem a realizar curva muito fechada ao adentrar a Rua Francisco Scarpa, no sentido da Avenida Afonso Vergueiro. Trabalhadores locais já presenciaram a lateral do ônibus encostar-se aos pedestres na calçada da Rua Francisco Scarpa”, afirma o vereador, alertando para os riscos de acidentes e reiterando que esse problema pode ser resolvido com a utilização do atual estacionamento do Mercado Municipal para trajeto dos ônibus.

Carga e descarga – Por fim, através de uma terceira indicação, Ítalo Moreira solicita a alteração da área para carga e descarga do Mercado Municipal, sugerindo que seja mudada da Rua Francisco Scarpa para a Praça Nicolau Scarpa, em via paralela ao referido Mercado Municipal. “Atualmente, está sendo utilizado, para carga e descarga do Mercado Municipal, um trecho da Rua Francisco Scarpa, o que gera frequentes engarrafamentos no local. Ao lado do Mercado, há uma via dupla com espaço adequado para sua utilização como área de carga e descarga”, explica o parlamentar.