Crespo anuncia escolha do novo comandante da Guarda Civil Municipal

Crespo anuncia escolha do novo comandante da Guarda Civil Municipal Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 28/12/2016 às 14:06
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:06
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O prefeito eleito de Sorocaba, José Crespo (DEM), anunciou, na tarde desta terça-feira (27), o novo comandante da Guarda Civil Municipal para o seu governo: Antônio Marcos de Carvalho Mariano Machado, de 35 anos, cujo nome dentro da corporação é Mariano.

Formado em Direito, com pós-graduação em Gestão de Segurança Pública com Direitos Humanos e em Direito Constitucional Aplicado, com habilitação para Magistério Superior, além de especialização em Política e Estratégia, o novo comandante está na GM há quase 14 anos.

Atualmente exerce a função de diretor da Área de Fiscalização junto à Secretaria de Fazenda, mas já foi chefe do Departamento de Comunicação e Assistência Social da GM e atuou junto à Corregedoria Geral de Sorocaba com o então corregedor Gustavo Barata.

“A escolha do guarda Mariano partiu do próprio secretário de Segurança e Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin, com o aval da vice-prefeita eleita Jaqueline Coutinho, que conhecem o trabalho desenvolvido por ele dentro da corporação”, disse o prefeito eleito.

O novo comandante da Guarda Civil Municipal é o quarto nome para o segundo escalão anunciado por Crespo até o momento. Os anteriores foram: Gustavo Barata para a Corregedoria, Mário Mortara para a Controladoria e Marina Elaine Pereira para a Ouvidoria.

 

Congratulações e condecorações

Entre os atributos que ajudaram na escolha, além dos critérios de capacidade técnica para a função, habilidade política e perfil como administrador da área, está o fato de Mariano ser um dos guardas que mais congratulações e condecorações já recebeu na GM.

Ele ganhou, por exemplo, a medalha “Qualidade Azul Marinho” em 2007, a medalha “Jânio Quadros” em 2008 e a medalha “Estrela de Luz” em 2013, esta conferido pela Assembléia Legislativa, além de ter sido congratulado pela Câmara de Sorocaba por nove vezes.

Outra característica do novo comandante da Guarda é a dedicação aos estudos. Afora os cursos de graduação, pós e especialização, ele já fez 15 cursos extraordinários, que vão da investigação criminal ao gerenciamento de crises e que incluem até sobrevivência urbana.

 

Experiência profissional

Antônio Marcos de Carvalho Mariano Machado também tem experiência como professor de Direito Penal Aplicado e Legislação, Direito Positivo Policial e na formação de oficiais inspetores das Guardas Civis da Região Metropolitana de Sorocaba, entre outros.

Em mais uma atividade ligada às áreas de formação e conhecimento, o novo comandante da Guarda desenvolveu ainda trabalhos científicos sobre “Crime Organizado”, “As Guardas Civis no Cenário da Segurança Pública” e “Princípios Constitucionais do Processo Penal”, entre outros.

Também ministrou as palestras “7 de Setembro” a respeito da importância da data para o Brasil e “Igualdade Racial no Ordenamento Jurídico Brasileiro”, sobre as mudanças do ponto de vista legal para a construção de uma sociedade mais humana e igualitária.