Campanha do Agasalho do SMetal entra na reta final e reforça apelo por cobertores

Mais de 300 famílias já foram atendidas com cobertores e peças de roupas que foram arrecadados com apoio de empresas e voluntários. Meta é atender ainda mais 500 famílias

Campanha do Agasalho do SMetal entra na reta final e reforça apelo por cobertores Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 17/07/2025 às 15:30
  • Atualizado 17/07/2025 às 15:30
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com término previsto para o dia 23 de julho, a Campanha do Agasalho Express 2025, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) em parceria com o movimento Somos Mais – O Povo que Luta, entra em sua fase final com um apelo urgente: a doação de cobertores. Apesar de já ter atendido mais de 300 famílias em situação de vulnerabilidade, as necessidades continuam grandes, especialmente entre crianças, idosos e pessoas acamadas.

A campanha deste ano tem um formato inovador, com arrecadação e distribuição ágil.

 "O que entra hoje, sai amanhã", explica o dirigente Luiz Otávio Ferreira, um dos coordenadores da Campanha, que já atendeu quatro comunidades em Sorocaba: Santa Rosa, Canta Sapo, Rosa Luxemburgo e Aldeia Indígena em Tapiraí, e tem parceria ativa da CUFA (Central Única das Favelas) na logística e mapeamento das famílias mais afetadas pelo frio.

"Estamos recebendo muita roupa de verão, muitas vezes em condições inadequadas. O que realmente salva vidas no frio são os cobertores — e é nisso que estamos concentrando todos os esforços agora", reforça Drika Martim, presidente da CUFA Sorocaba.

A triagem das doações tem priorizado famílias com crianças pequenas, idosos e pessoas acamadas, consideradas em estado de emergência. A meta, nesta reta final, é atender mais 500 famílias, ampliando o impacto da campanha que já mobilizou centenas de voluntários e doadores na região.

Solidariedade na prática
Além das contribuições da população, a campanha também conta com o apoio direto de empresas como Scherdel, Metalac, Flex, Toyota, Ykk e Clarios, que já doaram mais de 500 cobertores e quase 2 mil peças de roupas, fortalecendo a corrente solidária em Sorocaba e região.

Como ajudar:
As doações podem ser entregues na sede do SMetal (Rua Júlio Hanser, 140 – Lajeado – Sorocaba) ou em empresas parceiras. Quem não puder se deslocar pode entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99714-9534, que uma equipe voluntária realiza a retirada.

Também é possível indicar novos pontos de coleta.

"Estamos enfrentando um inverno rigoroso, e há famílias dormindo sem nenhum cobertor. Essa campanha é sobre empatia, solidariedade e ação imediata. Ainda dá tempo de fazer a diferença", ressalta Leandro Soares, presidente do SMetal.