GCM recolhe mais de 100 mil porções de drogas em ocorrências atendidas em 2021

GCM recolhe mais de 100 mil porções de drogas em ocorrências atendidas em 2021 Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 09/06/2021 às 18:21
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:21
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba contabilizou a apreensão de 100.394 porções de maconha, cocaína e crack, em ocorrências atendidas pela Corporação neste ano de 2021.
A quantidade totaliza 68,6 quilos de entorpecentes apreendidos e encaminhados à Polícia Civil, segundo levantamento feito pela Seção do Observatório de Segurança da GCM, levando em consideração os meses de janeiro a maio deste ano.
A GCM recolheu 59.624 porções de maconha (33,6 kg), 28.640 de cocaína (28,6 kg) e 12.100 de crack (6,4 kg). A quantidade apreendida de drogas é ainda maior, uma vez que, na estatística, não puderam ser consideradas as 412 unidades de skunk, 45 de lança-perfume e oito de ecstasy, também confiscadas pela Corporação, cujas quantidades não são possíveis de serem aferidas em peso ou volume.
“Todas as ocorrências relativas às drogas foram identificadas pelas guarnições da GCM, durante as ações diárias de patrulhamento preventivo pela cidade, com vistas a garantir a segurança da população e a preservação do patrimônio público, conforme seu papel institucional”, explica o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Coronel Vitor Gusmão.
Ao todo, foram 56 ocorrências de tráfico, três de apreensão de drogas e três de porte ou consumo de entorpecentes, em diferentes pontos da cidade. “A GCM mantém patrulhamento preventivo por todo o município”, destaca o subcomandante da GCM de Sorocaba, Ricardo Picoli.
Ainda neste ano, a Corporação fez o encaminhamento de 82 pessoas à delegacia de polícia, por tráfico ou porte de entorpecentes, dos quais 25 foram liberados – por serem menores de idade – e 57 ficaram à disposição da Justiça. “Quando a equipe se depara com uma cena suspeita, é feita a abordagem. A GCM está sempre preparada para atuar”, continuou o subcomandante da GCM.
Nesse sentido, o secretário ressalta que a população é importante colaboradora das forças polícias, fornecendo informações que colaboram no atendimento das ocorrências. “As denúncias podem ser feitas à GCM, pelo telefone 153, e à PM, pelo 190. O serviço opera 24 horas e as Corporações realizam um trabalho de forma integrada, também com o apoio da Polícia Civil, que faz o registro das ocorrências, recebe todo o material que é apreendido e dá prosseguimento às investigações”, destaca o secretário de Segurança Urbana.