GCM e PM coíbem “pancadões” e aglomerações e cerca de 800 pessoas deixam eventos clandestinos

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/06/2021 às 14:52
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:52
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Guarda Civil Municipal (GCM) atuou em três eventos clandestinos com aglomerações e cerca de 800 pessoas deixaram esses locais entre a noite de sexta-feira (11) e madrugada deste sábado (12), em Sorocaba.

Já, em parceria com a Polícia Militar (PM), a Corporação também agiu em mais uma operação integrada para coibir “pancadões”, o que resultou na autuação de 140 veículos por irregularidades.

Uma das aglomerações ocorreu em posto de combustíveis na Avenida Ipanema, onde havia por volta de 200 pessoas. No momento da chegada das viaturas da GCM, por volta da 0h10 deste sábado (12), havia aproximadamente 50 pessoas, que se dispersaram. O proprietário do estabelecimento foi autuado pelas equipes do setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura e da Vigilância Sanitária (Visa).

Por volta da 1h10, as equipes da GCM atenderam a denúncia de aglomeração em casa noturna no Jardim Leocádia e constataram que havia por volta de 500 pessoas no estabelecimento, as quais foram orientadas a deixar o local e as atividades foram encerradas.

Antes, porém, ainda na noite de sexta-feira, houve outra ocorrência de aglomeração, dessa vez envolvendo estabelecimento na Vila Helena, onde a guarnição encontrou mais de cem pessoas. Mais uma vez, a grande maioria era de jovens. Houve a orientação e dispersão do público e o local teve as atividades encerradas.

 

Operação Integrada

A operação ocorreu das 20h de sexta-feira às 4h deste sábado e mobilizou 14 GCMs, em seis viaturas e 14 PMs, em cinco viaturas e quatro motos. Ainda, atuaram dois agentes do setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura e dois da Visa. A ação contra “pancadões” ocorreu em áreas no Parque Paineiras, Parque Vitória Régia e Vila Helena, locais onde costuma ocorrer concentração de jovens.

Seis estabelecimentos ainda foram averiguados e tiveram suas atividades encerradas pelos fiscais, em diferentes pontos da cidade. Os locais foram averiguados a partir de denúncias de aglomerações recebidas pela GCM e fiscais municipais.

Como ação preventiva, as equipes da PM e da GCM também estiveram em uma chácara na região do bairro Jacutinga, onde costuma haver festas clandestinas, mas não havia evento sendo realizado no local, que já foi alvo de outras fiscalizações.

Além do fone 153 da GCM, a população pode acionar o fone 190, da PM, para fornecer informações que colaborem no trabalho das autoridades.