BOS realiza mutirão gratuito de exames e atividades de conscientização contra o diabetes no dia 20

BOS realiza mutirão gratuito de exames e atividades de conscientização contra o diabetes no dia 20 Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/11/2018 às 08:30
  • Atualizado 12/09/2022 às 08:30
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

“São esperadas mil pessoas, que farão testes de glicemia, aferição de pressão arterial, análise de fundo de olho, orientação com nutricionistas, advogados, podólogos e cortes de cabelo, dentre outras atividades preventivas e recreativas.”

O Hospital Oftalmológico de Sorocaba espera receber mil pessoas, no próximo dia 20 de novembro, em um mutirão gratuito de exames e atividades de conscientização contra os malefícios do diabetes, com entrada das 7h às 14h. A iniciativa faz parte do movimento mundial contra a doença, que também pinta de azul o mês de novembro, para chamar a atenção contra o problema.

O diabetes é considerado uma epidemia silenciosa pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O mal afeta mais de 425 milhões de pessoas no mundo, sendo um terço delas acima dos 60 anos, segundo o mais recente levantamento da organização.

Dr. Arnaldo Bordon, médico oftalmologista e chefe do Departamento de Retina e Vítreo do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, conta que o diabetes é a principal causa de cegueira no mundo entre a população na faixa etária entre 20 e 60 anos. “A constatação é alarmante, levando-se em conta a previsão da OMS de que o número de diabéticos aumente em quase 50% nas próximas duas décadas”, enfatiza.
O mutirão organizado pelo BOS atuará, preventivamente, na identificação precoce da doença e das retinopatias, alterações nos olhos provocadas pelo diabetes e que podem levar à cegueira. “A retinopatia diabética é uma doença de evolução silenciosa e gradativa. Normalmente, quando a pessoa percebe o comprometimento da visão, já está há muitos anos sofrendo com os prejuízos. Nas fases finais, a cegueira torna-se irreversível, reforçando a necessidade de ações preventivas, como a que faremos”, alerta o oftalmologista.

Além da análise de fundo de olho para diagnóstico das retinopatias, também estão programadas diversas outras atividades de saúde e lazer, conforme explica Katia Campos, uma das responsáveis pelo evento. “Iremos entrevistar os pacientes para preenchimento de questionário e disponibilizar teste de glicemia e de índice de massa corporal (IMC), aferição da pressão arterial, cuidados com os pés diabéticos, orientações com nutricionista, psicóloga, podólogos, auxílio jurídico, avaliação para prática de atividades físicas, massagem, cortes de cabelo, espaço kids, suporte emergencial, cursos, palestras e apresentação de coral”, elenca.
O mutirão é uma realização dos parceiros: Comissão de Humanização do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac), Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo – Seccional Sorocaba (CRF-SP), PODS (Instituto de Podologia e Saúde), Academia BOS Fit, Eye Pharma – Farmácia de Oftalmologia, Stay Care, com apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, SAAE Sorocaba, Elo, Allergan, Presença Afro e Grupo Escoteiro Vuturaty.

O evento contará com a participação de cerca de 500 voluntários e todas as atividades serão gratuitas. Para participar, é preciso seguir as seguintes regras:
• Retirar senha no dia do evento, das 7h às 14h, no local do mutirão, que será realizado no Hospital Oftalmológico de Sorocaba, que fica na Rua Nabek Shiroma, 210, Jardim Emília, em Sorocaba (SP);• Retirar senha no dia do evento, das 7h às 14h, no local do mutirão, que será realizado no Hospital Oftalmológico de Sorocaba, que fica na Rua Nabek Shiroma, 210, Jardim Emília, em Sorocaba (SP);
• O mutirão é destinado a pessoas de todas as idades de Sorocaba e região;
• Não é necessário estar em jejum, tampouco interromper o uso de medicações para participar das atividades;
• É necessária a presença de um acompanhante;
• Permitida a retirada de apenas uma senha por pessoa;
• Obrigatória a apresentação de documento de identificação para retirada de senha;
• Limite de 1 mil senhas para atendimento;
• Caso as senhas se esgotem antes das 14h, não haverá nova distribuição;
• Se até as 14h ainda restarem senhas, estas não serão distribuídas após o horário.

Serviço
Evento: Mutirão Novembro Azul de combate e diagnóstico do diabetes
Data: 20 de novembro
Horário: 7h às 14h
Local: Hospital Oftalmológico de Sorocaba, que fica na Rua Nabek Shiroma, 210, no Jardim Emília, em Sorocaba (SP).
Entrada gratuita. Senhas limitadas.