Pako Oliveira levará seus discípulos para disputar mundial na Tailândia

Pako Oliveira levará seus discípulos para disputar mundial na Tailândia Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 21/07/2014 às 16:35
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:35
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Dessa vez, o mestre levará quatro de seus alunos para enfrentar o desafio que acontecerá em Bangkok, capital do país berço do muay thai 

 

Entre os dias 9 e 24 de agosto, sob a supervisão do mestre Pako Oliveira, quatro jovens enfrentarão um grande desafio no berço do muay thai: Vitor Morais, de Sorocaba; Elivelton Bernardo, de Votorantim; Elton Mendes, de Itu; e Fernando Neto, do Pará. Eles disputarão o World Muay Thai Championships, mundial organizado pela International Muaythai Council (IMC), que acontecerá em Bangkok, na Tailândia.

Pako conta que esse é um dos mais importantes e disputados campeonatos de muay thai do mundo. “Estarão lá os melhores lutadores da atualidade, é um torneio muito difícil, mas sair de lá vitorioso faz com que o atleta alcance destaque internacional. Meus alunos estão bem treinados, estou confiante de que terão um bom desempenho na competição.”

Elivelton Bernardo, conhecido como Alemão, tem 18 anos e ostenta o prapachiat verde (4ª graduação da modalidade). Esta será sua segunda luta no muay thai, a primeira foi em Itu, em julho do ano passado, na qual saiu campeão. “Estou muito ansioso, porém, confiante. Há três meses intensifiquei os treinos para dar o meu melhor na Tailândia”, conta Alemão, que treina com o mestre Pako há um ano e meio e competirá na categoria até 81 quilos.

Mas essa ansiedade não atinge apenas os mais novos, o veterano Elton Mendes, de 31 anos, já fez 30 lutas no muay thai e venceu cinco campeonatos. Ele conheceu Pako em Itu, no CT Garcia – academia afiliada ao método Pakothai – e logo manifestou a vontade de integrar sua equipe. “Mesmo treinando há seis anos pude perceber que a metodologia do mestre era diferenciada, por isso pedi para integrar a equipe de competição, esse será meu primeiro desafio internacional, é claro que estou nervoso, mas sei que essa experiência trará muita ‘bagagem’ para minha carreira como lutador”, declara Elton, que possui o prapachiat azul ponta branca (7ª graduação) e competirá na categoria até 71 quilos.

Outro atleta experiente que acompanhará Pako é Fernando Neto, do Pará. Ele comanda a academia afiliada do mestre em Belém, capital de seu estado, e possui a 10ª graduação da modalidade, o prapachiat vermelho.

Já Vitor Morais, de apenas 17 anos, pode afirmar que é o mais experiente de todos da equipe, afinal, essa será sua segunda luta na Tailândia, a primeira foi em março desse ano, ocasião em que ele não conquistou a vitória. “Dessa vez estou mais focado, treinei ainda mais. Quero muito trazer essa vitória para o Brasil”, comenta Vitor, que completará 18 anos no dia 9, durante o mundial, onde competirá na categoria até 67 quilos.

“Motivo os meus alunos a terem essa experiência na Tailândia, independente da vitória, pois sei que traz muito aprendizado e contribui para a formação e o amadurecimento do lutador, sem falar que é muito importante para o currículo do atleta competir no berço da modalidade”, afirma Pako.