5ª etapa do Campeonato Schin de Kart teve corridas emocionantes no último domingo

5ª etapa do Campeonato Schin de Kart teve corridas emocionantes no último domingo Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/08/2014 às 19:05
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:05
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Depois de sediar duas etapas do Campeonato Brasileiro de Kart, a temperatura voltou a esquentar no último domingo, 17, no kartódromo Arena Brasil Kirin, localizado em Itu, interior de São Paulo. A pista sediou a quinta etapa do Campeonato Schin de Kart 2014, prova oficial do automobilismo organizada pelo Ituano Motor Sport Club e supervisionada pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP). O campeonato, que segue com etapas mensais até dezembro, atraiu os principais pilotos de kart do país.

 Desta etapa participam cerca de 50 pilotos, que competiram nas categorias: Cadete, F4T Iniciantes, F4T Novatos, F4T Graduados, Stock Novatos e Stock Super Sênior. Participaram desta competição apenas pilotos federados.  

 

Resultados 

O destaque deste domingo ficou com a categoria Cadete, que teve como primeiro colocado foi o piloto Juan Zwing, que comemorou seu 11º. aniversário fazendo o que mais gosta, competindo de kart. Em uma prova muito disputada, Zwing que lidera o campeonato, largou na pole position e ganhou por apenas sete milésimos de segundo de diferença do segundo colocado, João Victor da Silva. “Não foi uma corrida fácil, mas consegui chegar em primeiro lugar”, comemorou. 

Na segunda etapa do Campeonato Brasileiro, Zwing que compete na Arena Brasil Kirin desde os seis anos de idade, largou na última posição (41º lugar) e chegou em 14º. “Gosto muito de competir nessa pista, principalmente quando o grid está cheio, dá mais emoção”, ressaltou o piloto. 

O piloto Neto Rosa foi o vencedor das categorias F4T Iniciantes Graduados e F4T Iniciantes Sênior e largou na pole position. Na categoria F4T Iniciantes Graduados Felipe Duarte e Diego Rodrigues ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Na F4T Iniciantes Sênior a segunda posição ficou com Anderson de Moura e a terceira com João Batista. 

Na categoria Stock Novatos Matheus Bruno ocupou o lugar mais alto do pódio. O segundo lugar ficou com a pilota Talita Gaspar, única garota na competição deste domingo. André Benatti foi o campeão na categoria Stock Sênior e Marcio Ocanha foi o vencedor da prova na categoria Stock Super Sênior,  seguido por Adilson Figlie, que ficou com o segundo lugar. 

Fabio Matheus conquistou a pole position e foi o vencedor pela categoria F4T Novatos. Os pilotos Kaique Patrick e Gabriel Rosa ficaram com a segunda e terceira posições, respectivamente. Já a categoria F4T Novatos Sênior teve como vencedor Rui Garcia, seguido de Rolf Gemeinhardt em segundo e Marcelo Arruda em terceiro lugar, que também conquistou a pole position

Na categoria F4T Graduados, o primeiro lugar foi de Bruno Lima. Leandro Possenti chegou em segundo e Oscar Alves ocupou a terceira posição. E na F4T Graduados Sênior, Oscar Alves ocupou o lugar mais alto do pódio.  A segunda posição ficou com Paulo Cesar Fire e a terceira com Adilson Alencar. 

Todos os resultados e pontuações do campeonato podem ser conferidos no site www.brasilkirinarena.com.br.

 

Próximas Etapas em parceria com KantanKart 

Na programação da Arena Brasil Kirin, a 6ª. Etapa do Campeonato Skin de Kart está agendada para o dia 14 de Setembro.  A partir desta etapa o kartódromo irá sediar simultaneamente ao Campeonato Skin de Kart, o KantanKart, que terá as quatro etapas restantes da temporada 2014 realizadas em Itu. 

De acordo com o diretor do Ituano Motor Sport Club, Eduardo Gozzano, o objetivo dessa parceria é desenvolver jovens talentos e prepará-los para outras categorias do automobilismo, como a F4 Sul-americana, que é parceira do KantanKart. “A realização destes campeonatos na pista valida o trabalho que vem sendo feito no kartódromo nos últimos 20 anos e comprova a alta qualidade do trabalho que o Ituano Motor Sport Club vem realizando junto ao kartismo nacional”, destacou. 

Segundo Walter Savaglia, promotor do campeonato, a parceria do Kantan com o Ituano Motor Sport Club irá proporcionar a redução de taxas, que serão abatidas dos custos do piloto. “Cada etapa do campeonato custará R$ 3,8 mil, incluindo aluguel do chassi, motor, inscrição, combustível e um jogo de pneus slick”, disse Savaglia. 

O KantanKart é uma nova categoria que reúne pilotos de 16 a 18 anos e que traz mais dinamismo para as competições, se transformando em mais um atrativo para o público amante de automobilismo. O campeonato é promovido pela MMKT Sports Marketing, operacionalizado pela Ascot Racing, conta com supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), patrocínio da PlayTV, Everlast Energy Drink, fornecimento de chassis e motores da PCR e apoio de AmericaNet, UNS Idiomas, Cartone Design, X-Trax, Wurth do Brasil e Clube Helvetia.

 

Sobre a Arena Brasil Kirin

Inaugurada em 24 de abril de 1994, a Arena Brasil Kirin atrai kartistas de todo o Brasil. Sua pista conta com 1.240 metros de extensão e 8 metros de largura está classificada entre as mais bem estruturadas do País. Berço de grandes pilotos do automobilismo como Átila Abreu (Stock Car), Bia Figueiredo (Fórmula Indy), Lucas Di Grassi e Nelsinho Piquet (ambos da Fórmula 1), o kartódromo também recebeu  pilotos como Rubinho Barrichello, Max Wilson e Nelson Piquet, que correu na Copa Pakalolo de Kart, no dia de sua inauguração.

A pista também é frequentemente utilizada por montadoras como pista de testes para novos carros, já que o tamanho e o traçado são considerados por muitas montadoras como ideal para avaliação de novos carros. A Arena Brasil Kirin foi a única pista do Brasil a sediar o Mundial de Kart CIK/FIA, uma dos principais competições da categoria no mundo.  Também sediou a 2ª edição da 24h de Kart, competição similar às 24h de Le Mans.

O complexo esportivo conta com uma completa infraestrutura composta por 60 boxes fechados, restaurante e lanchonete, vestiários, loja, ambulatório, arquibancada, estacionamento para 500 carros, além de um heliporto. Além disso, o Brasil Kirin Arena é hoje um dos espaços da região mais bem preparados para sediar festas, shows, eventos musicais, esportivos e empresariais, em meio a uma área total de 50 mil m².

Administrado pelo Ituano Motor Sport Club, o kartódromo é palco de diversos campeonatos, além do tradicional Campeonato Schin de Kart, que contará com provas que vão até dezembro de 2014. “Nossa agenda está repleta de atividades para comemorar os 20 anos da Arena Brasil Kirin”, destacou Gozzano.

 

Serviço

6ª etapa do Campeonato Schin de Kart 2014

Data: 14 de setembro, das 9h às 16h

Local: Arena Brasil Kirin

Endereço: Estrada do Canguri s/n – Itaim – Itu/SP

Informações: (11) 4403.8222 / contato@brasilkirinarena.com.br