Ziraldo fala de livros, educação e afeto na construção de leitores

Ziraldo fala de livros, educação e afeto na construção de leitores Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/03/2014 às 12:46
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:46
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Não fosse pelo tom técnico que precisava explicitar aos professores da Rede Municipal de Ensino a adoção do programa ‘Magia de Ler’ nas 32 unidades da Oficina do Saber, a noite com o cartunista e escritor Ziraldo teria sido um verdadeiro espetáculo ao estilo show-man.

Humoradíssimo, transpirando simpatia e afeto (emoção segundo a qual as relações não podem existir, principalmente dentro da sala de aula), Ziraldo subiu ao palco do Teatro Municipal ‘Teotônio Vilela’ na noite da quinta-feira (13) para falar a cerca de 400 pessoas ansiosas por sua sabedoria educacional e por sua crítica contundente a alguns personagens da história, da política e da educação.

Um dos ícones do programa ‘Magia de Ler’, da Editora Melhoramentos, e cuja parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), vai estimular a formação de leitores junto às crianças, Ziraldo começou sua participação na noite com um afago: “a pessoa mais perto de Deus é o professor”.

A partir daí, caminhou por um bate-papo de cumplicidade com total aprovação por parte do corpo docente, que aplaudia efusivamente posicionamentos como o relacionado à grade curricular quando questionou o ensino da Gramática: “Como é que você explica para uma criança de 10 anos o que é o objeto direto? Objeto é algo que a gente pega, pode tocar. E o como é que ensina que o advérbio modifica a si mesmo. Nós temos que voltar às sílabas, à Caminho Suave”, disse enfatizando que não se pode deixar que as crianças cheguem analfabetas à universidade e o ‘beabá’ é a janela capaz de iluminar o conhecimento.

Para o cartunista, “ler é mais importante que estudar” e a cabe aos professores conduzir seus alunos num caminho de descobrimento, de magia e de consciência. Falando de sua experiência de vida, Ziraldo chamou a atenção para as diferenças entre as pessoas e a necessidade de que sejam tratadas nas suas peculiaridades. “Tem que fazer isso com proximidade, com afeto. O afeto realiza, levanta qualquer criança do mundo”, enfatizou.

 

‘Magia de Ler’

 Ao abrir a palestra de Ziraldo, o secretário da Educação, José Simões de Almeida Junior fez coro com o cartunista e classificou os professores como faróis capazes de jogar luz ao desenvolvimento da criança. Entusiasmado com vários projetos de leitura que a Sedu organiza, Simões disse que quer transformar Sorocaba, a médio-longo prazo, numa “cidade de leitores” e atribuiu aos seus colaboradores a condição de guias no desenvolvimento da paixão pela leitura.

E o programa “Magia de Ler” é um passo nesta direção, já que é direcionado, também, à formação dos docentes, atualizando-os na linguagem como elo na relação da sala de aula. Neste sentido, cursos presenciais, online, oficinas, compartilhamento de experiências e acompanhamentos garantirão o cumprimento de etapas de qualificação da rede para o uso do material do programa e a reflexão sobre a prática educacional.

Assim como os professores, os alunos de cada fase receberão kits compostos por livros de autores renomados, para a construção de uma biblioteca pessoal, além de manter um acervo em sala de aula, onde os trabalhos serão desenvolvidos.

A proposta tem quatro projetos que serão escolhidos de acordo com aquilo que os professores desenvolvem na escola, de acordo com o currículo, e está baseado em três eixos: ler sozinho, refletir sobre o gênero e escrever em torno do literário. A entrega dos kits está programada para os próximos dias, quando tem início o trabalho junto aos professores e aos estudantes.