Vereadores fazem visita surpresa em creches e encontram freezer vazio e hortifruti doado por pais

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 27/11/2015 às 21:09
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:09
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os vereadores Waldecir Morelly (PRP), José Crespo (DEM), Luis santos (PROS) e Izídio de Brito (PT) realizaram visitas surpresas em creches da Zona Norte na manhã desta sexta-feira (27).

As visitas ocorreram na CEI 80 e na CEI 90, na região do bairro Vitória Régia. Em uma das unidades, um dos freezers que guarda carne estava vazio. Havia vários verduras e legumes, mas os funcionários alegaram que os alimentos só estavam lá porque foram doados pelos pais. Na mesma unidade, o local onde deveria estar descrito o cardápio do mês estava vazio, aparentemente, desde maio deste ano.

Após a visita, os vereadores avaliaram a situação. “Infelizmente a prefeitura tem para a prestação do serviço merenda a pior empresa possível, que fora essa máfia, que está pegando o dinheiro e não está prestando o serviço, não está nem distribuindo gêneros de maneira suficiente. Já denunciamos, mas o prefeito engavetou e não está fazendo nada. O Ministério Público também não fez nada. Nossas crianças continuam abandonadas”, diz José Crespo.

“Em uma delas, a falta de alimento é gritante de todos os gêneros. Na CEI 90 tem um pouco mais gêneros, mas até o cardápio nutricional é falso. Aqui tem comida, mas todo dia é ovo, salsinha. Estamos pagando por uma comida muito melhor que essa”, acrescenta Crespo. “Pais estão doando no desespero para tentar ajudar. O povo de Sorocaba está pagando milhões de reais para que a merenda seja de qualidade”, completa. “Essa situação já vem se arrastando há mais de ano. Queremos uma reunião para saber porque estão mantendo essa empresa. Está um caos”, desabafou Waldecir Morelly. “Em alguns casos, não falta só hortifruti, mas falta também outros alimentos”, acrescenta.

Izídio de Brito também mencionou a questão da CPI que investiu o caso e afirmou que as denúncias de falta de alimento forma comprovadas. “Ficou provado a partir das denúncias. Isso aqui é um laboratório do que está ocorrendo na cidade inteira. A prefeitura, mais uma vez, falhou, e não foi por parte de aviso”, destaca. “Houve uma CPI, mas mesmo com os resultados, nenhuma providência foi tomada”, termina.

Uma reunião ocorreu no Paço Municipal na tarde desta sexta-feira. O teor da reunião não foi divulgado. A Prefeitura de Sorocaba não comentou a visita dos vereadores. Os membros do Legislativo não descartam a possibilidade de pedido de intervenção do estado na questão.

 

Flaviano

Na quinta-feira (26), o secretário da educação Flaviano Agostinho de Lima afirmou que o momento é de transição e um novo modelo de gestão na merenda de Sorocaba será implementado a partir de fevereiro no ano que vem. Flaviano acredita que um novo processo licitatório estará concluído até o início do ano letivo de 2016. Uma intervenção do próprio Executivo, que assumiria a atividade, também não foi descartada por Flaviano.