Sedu oferece cursos de formação para professores

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/10/2015 às 12:09
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:09
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Proposta faz parte do Programa Escola da Escola

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), continua oferecendo cursos de formação aos professores e também a outros profissionais da rede municipal de ensino. Os cursos fazem parte do Programa Escola da Escola – Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Rede de Ensino Municipal, e tem por finalidade promover a formação continuada nas diversas áreas do conhecimento, bem como em gestão pública e pedagógica dos profissionais da rede de ensino municipal. A rede conta com 2.091 docentes para atender 53.050 alunos.

São 1.955 professores de PEB – I (Professor de Educação Básica) que ministram aulas para alunos da Educação Infantil (parcial e integral) e Fundamental-I (do 1º ao 5º ano). Já os professores PEB-II são 136, que atendem o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano e Ensino Médio).

Este ano foram atendidos de 2.064 mil profissionais pelo programa Escola da Escola. Alguns dos cursos oferecidos foram os de Alfabetização Matemática, Pensamento Científico, Robótica, Fruição Estética, Letramento e Corporeidade. A proposta trabalhou os seis eixos da Oficina do Saber. Foram 460 professores do Ensino Fundamental (Integral) que fizeram a formação.

Outra proposta oferecida pela Sedu, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de setembro, foi o “Workshop Material de Dourado – Séries Iniciais”. O workshop teve como objetivo contribuir com o trabalho pedagógico em Matemática e as possibilidades do uso do material manipulável.

Foram mais de oitenta profissionais inscritos, entre professores auxiliares de educação e orientadores pedagógicos. Os participantes vivenciaram atividades práticas com o uso do material dourado, como a possibilidade de trabalho com os princípios básicos da construção de um sistema de numeração decimal de valor posicional e atividades planejadas envolvendo equivalência, agrupamentos e trocas na base dez.

A professora Cacilda Moro, da Escola Municipal “Professor Ary de Oliveira Seabra“, do bairro Cajuru, fez o curso de formação da Comunidade Educativa (Cedac). “Foi de Língua Portuguesa e também de Artes”, conta ela.

Docente do Ensino Fundamental I, Cacilda diz que o programa Escola da Escola é importante. “Toda formação é de fundamental importância, principalmente para nós que trabalhamos com o Ciclo I de alfabetização”.