Quatro novas creches iniciam atendimento neste ano

Quatro novas creches iniciam atendimento neste ano Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 26/01/2016 às 19:12
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:12
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O ano letivo tem início no dia 11 de fevereiro. Somente para crianças de 0 a 3 anos, serão 330 novas vagas.

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), entregará quatro novas creches que deverão iniciar suas atividades já em 11 de fevereiro, quando começa o ano letivo na Rede Municipal de Ensino. São o Centro de Educação Infantil “Professora Beatriz Moraes Leite Fogaça” (CEI- 16), na Vila Carvalho; Centro de Educação Infantil “Jornalista Ângela Martins Vieira” (CEI-95), no Jardim Califórnia; CEI-110, na Vila Barão, e o CEI-111, no Cajuru do Sul.

As quatro unidades começam o período escolar com os alunos em idade de pré-escola I e II. Já as vagas de creches serão atribuídas às crianças por meio do Cadastro Municipal Unificado (CMU). As inscrições estão sendo realizadas nas seis unidades da Casa do Cidadão.

A diretora de Área de Gestão Educacional e Administração da Sedu, Edinéia Maria Facci dos Santos, explica que todas as unidades iniciam com a turma da pré-escola por se tratar de vagas setorizadas. Segundo ela, duas unidades são prédios novos, porém já prestavam atendimento em espaços temporários, como é o caso do CEI-16 e CEI-95. Já os CEI-110 e CEI-111, são unidades novas.

As obras das quatro novas creches estão em fase de conclusão, restando apenas alguns detalhes em duas delas. A partir da próxima semana, já devem começar a receber a mobília. Dessas, o CEI-16 está com todos os móveis entregues e começa a ser preparado para receber seus mais de 200 alunos, incluindo as 85 vagas destinadas à turminha da creche. Salas e berçários já estão equipados.

Até 2008, o CEI-16 funcionava em um prédio na Avenida Afonso Vergueiro e, há dois anos, foi transferido para outro espaço na Rua Amazonas, até que a nova unidade fosse concluída. A diretora, Edileine Regina Rodrigues, comemora o novo espaço: “Estamos montando tudo com carinho para receber as crianças”. Antes, ela contava com quatro salas, agora serão oito.

No CEI-95, totalmente concluído, receberá uma equipe da Secretaria da Educação nos próximos dias para a montagem dos móveis. O centro educacional funcionava num prédio locado, na Vila Helena.

Outra unidade a ser entregue atenderá à região da Vila Barão. Situado na rua Demanda do Vale Blaseck, o prédio foi adquirido pela administração municipal e passou por obras de adaptação para receber 160 alunos de zero a seis anos de idade. Além de toda adaptação necessária para receber alunos de creche e educação infantil, duas salas de aulas foram construídas. Nesta semana, os funcionários da empresa responsável pela obra estão fazendo os últimos serviços de acabamento.

No CEI-111, onde o serviço de acabamento também está sendo concluído, o mobiliário deverá chegar nos próximos dias. A unidade iniciará o ano atendimento com alunos de 4 a 6 anos.