Projeto de alunos da FACENS conquista 2º lugar no Startup Weekend Education, realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba

Projeto de alunos da FACENS conquista 2º lugar no Startup Weekend Education, realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/10/2015 às 18:25
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:25
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Projeto pretende ser uma ferramenta de ajuda a escolas e pais de alunos no combate à evasão escolar

 

O Startup Weekend é um evento de imersão, no qual os participantes puderam compartilhar ideias, formar equipes e lançar startups. Realizado aqui em Sorocaba, seguiu o mesmo modelo que vem sendo aplicado mundialmente. Foram 54 horas em que os vários grupos de pessoas puderam criar modelos de negócios, programação, design e validação de mercado.

E o grupo formado por dois alunos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), Guilherme Dimarchi e Douglas Garcia, além dos alunos Luis Martins (FATEC Tatuí) e Douglas Soriano (ESAMC) ficou em 2º lugar. O grupo também contou com a mentoria da professora Andréia Lelis, da FACENS, que apoiou o grupo durante o evento.

O tema geral do evento foi Educação e o grupo focou em um problema bastante atual, que é a evasão escolar. “O que mais nos chocou foi o elevado índice de evasão das crianças das salas de aula e o tempo de reação dos pais, pois muitas vezes eles nem sabem que seus filhos matam aulas. Pensando neste problema, fomos a campo pesquisar, entrevistando pais de alunos para ter uma noção sobre a abrangência desta situação, que nosso projeto busca minimizar”, conta Guilherme Dimarchi.

A solução proposta pelo grupo consiste em um aplicativo muito simples, capaz de efetuar a chamada nas salas de aula. Mas, diferentemente de outros ERPs escolares atualmente disponíveis, este dispositivo envia, em tempo real, de forma automatizada e com baixo custo, um SMS ao responsável pelo aluno, avisando da falta à aula. O pai ou responsável do aluno tem então a possibilidade de acusar ciência sobre o fato ou enviar um alerta para a escola. O sistema também agiliza a comunicação entre os pais e a escola, que podem trocar mensagens individualmente. Outra vantagem é não necessitar de wi-fi para funcionar, visto que esta é uma condição comum principalmente em escolas da rede pública.

Todos os projetos apresentados na Startup Weekend Education em Sorocaba foram avaliados por uma banca de jurados com vasto conhecimento, entre eles Carlos Mello, CEO da empresa 4Legacy, a Profa. Dra. Luciana Zaina, docente da graduação e da pós-graduação em Ciência da Computação da UFSCar e Luiz Marins, ex-professor universitário e ex-secretário de Educação e Saúde de Sorocaba.

Por conquistar o segundo lugar, o projeto apresentado pelos alunos da FACENS foi encubado pela agência Hubiz, que integra o Parque Tecnológico de Sorocaba. Com isso a equipe terá a oportunidade de amadurecer o projeto e desenvolver um plano de ação para sua viabilização comercial, agora contando com todo o apoio estrutural oferecido pelo Parque. Também faz parte da premiação três meses de consultoria presencial de profissionais das áreas de business, finanças, marketing e tecnologia, além de 75% de desconto nos cursos da Agência PixelAzul e mais consultoria em coaching da empresa Heloisa Santesso. O grupo também tem ingresso garantido para participar da CASE 2015, maior feira de startup e empreendedorismo da América Latina, que será realizada de 3 a 5 novembro, em São Paulo.