Prefeitura vai aumentar repasse às creches conveniadas

Prefeitura vai aumentar repasse às creches conveniadas Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/10/2013 às 13:59
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:59
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em reunião com dirigentes das creches conveniadas com a Secretaria da Educação (Sedu), na manhã desta sexta-feira (11), o secretário José Simões de Almeida Junior surpreendeu ao anunciar o aumento de quase 28% no valor do repasse, por criança. Pelo projeto que será encaminhado ao Legislativo pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio, a subvenção deverá passar dos atuais R$ 180,00 para R$ 230,00.

Durante o encontro, ocorrido no Centro de Referência em Educação, Simões disse, ainda, que a parceria com as instituições se traduzirá na formação continuada de todos os profissionais envolvidos na prestação do serviço, incluindo professores, auxiliares e gestores, em consonância com aquilo que a legislação exige.

Para Simões, as mudanças no serviço de creche ao longo dos anos atribui responsabilidades educacionais que, até então, não estavam contempladas, mas que, agora, são imprescindíveis no contexto do serviço público: “O objetivo da creche é o de cuidar, mas também educar. A primeira infância é o lugar da educação e a Prefeitura vai ajudar as conveniadas a atravessar esse tempo com um processo de formação que qualifica todos os profissionais”, disse.

Na contrapartida do aumento no repasse da verba, José Simões pediu aos representantes da creches que atuem para promover a ampliação do número de vagas nas 13 unidades que, atualmente, atendem 1.600 crianças com idades entre 4 meses e 4 anos. Para o secretário, a parceria com as entidades é de suma importância e o aumento proposto neste momento é uma mostra da confiança que o Poder Público deposita nesta relação. “Queremos fortalecer a parceria e o compromisso”, disse ressaltando que a Sedu vai acompanhar de perto os convênios para auxiliar, inclusive, na superação de quaisquer percalços.

José Simões espera que a votação da proposta, no Legislativo, seja positiva, principalmente, porque a Prefeitura está indicando o pagamento retroativo a agosto, o que ajudaria as entidades na formação de um caixa para o final do ano. “Não creio que haverá qualquer oposição, até porque se trata de um trabalho idôneo”, comentou.