Prefeitura conclui neste sábado reforma de imóvel que vai abrigar crianças do CEI 03

Prefeitura conclui neste sábado reforma de imóvel que vai abrigar crianças do CEI 03 Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 16/10/2015 às 22:04
  • Atualizado 12/09/2022 às 22:04
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Mobiliário será instalado no início da próxima semana e, na sequência, começam a chegar os 242 alunos que serão atendidos na nova escola

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), conclui neste sábado (17) a reforma e a limpeza da chácara alugada no Jardim São Carlos, local que a partir da próxima semana começa a receber, provisoriamente, as 242 crianças que eram atendidas na Unidade 2 do Centro de Educação Infantil “Dona Zizi de Almeida” (CEI 03), no Jardim São Paulo, que apresentou problemas estruturais e foi interditada.

As intervenções na nova sede do CEI 3, que fica na Rua Elias Rodrigues Claro, 474, começaram a ser feitas no dia 9 de setembro. O espaço tem oitocentos metros de área construída, num terreno de dois mil metros quadrados. Não foi preciso executar obras estruturais, apenas adaptações em alguns dos ambientes. Entre as modificações feitas, a piscina foi coberta com tapume de madeira; a varanda com churrasqueira deu lugar a uma cozinha; parte da lavanderia virou um banheiro; os banheiros foram adaptados para banhos em bebês, e um escovódromo foi instalado na área do refeitório, que era uma antiga varanda. Parte da garagem também foi transformada numa sala de aula.

A diretora da escola, Andreia Alves da Silva, acompanhou o andamento das adaptações no imóvel. As intervenções foram realizadas conforme projeto desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob). A equipe contratada pela Prefeitura para recuperar o imóvel dá os últimos retoques na pintura e em serviços de serralheria, marcenaria e na rede elétrica. Toldos foram instalados num corredor para que as crianças não tomem chuva, bem como redes de proteção foram instaladas no andar superior do anexo à casa principal.

Segundo a diretora de Área de Gestão Educacional e Administração da Sedu, Edineia Maria Facci dos Santos, na terça-feira (20) terá início a instalação de todo o mobiliário escolar e demais estruturas pedagógicas. Também chegarão os produtos da alimentação escolar das crianças. “Concluída essa fase, começarão a chegar as crianças, num processo gradual. Estamos organizando tudo isso, inclusive, como será o transporte delas”, destaca.

Em caráter emergencial, grupos de crianças atendidas na Unidade 2 do CEI 03 foram transferidas para outras cinco unidades de ensino da rede municipal. As demais foram para creches próximas aos locais onde moram, ou unidades que ficam próximas ao local de trabalho dos pais dos alunos. No último dia 07 de novembro, um grupo de pais conheceu as instalações da chácara alugada no Jardim São Carlos. Na ocasião, foram recebidos pelo secretário da Educação Flaviano Agostinho de Lima e por uma equipe técnica da Sedu.

 

A escola

O imóvel foi alugado pela Prefeitura por R$ 10 mil ao mês, até agosto de 2017. O local já abrigou uma escola particular e também foi sede de um grupo de vigilância. A chácara é composta de duas edificações: uma casa principal e um anexo. A primeira vai abrigar diretoria, secretaria, além de duas classes de berçário e três de Creche 1. A segunda, com dois pavimentos, tem cômodos que abrigarão mais cinco salas, mas para crianças matriculadas em turmas de Creche 2 e 3.

A chácara fica a 2,5 quilômetros da Unidade 1 do CEI 03, que funciona na Rua Luiz Mendes de Almeida, 734, praticamente a mesma distância em relação ao prédio que apresentou problemas (Unidade 2), na Rua Capitão Pedro Tavares, 280. O atendimento às 232 crianças de pré-escola matriculadas na Unidade 1 do CEI 03 continua normalmente nessa unidade.