Museu da Língua Portuguesa abre as portas aos sorocabanos

Museu da Língua Portuguesa abre as portas aos sorocabanos Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/10/2013 às 21:30
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:30
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio e a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes, oficializaram, na noite desta segunda-feira (14), a abertura da exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa (MLP), instalada no Espaço São Bento e que ocupa, ainda, uma parte do Largo de São Bento, no Centro.

Prestigiada pelo presidente do MLP, Antonio Carlos Sartini e pelo secretário de Estado da Cultura, Marcelo Marcos Araújo, o evento contou com a presença de autoridades convidadas à primeira visitação do único acervo, no mundo, que trata de um idioma.

A exposição, que levou dois anos para ser montada, a um custo de R$ 2 milhões, já passou por Santos e Registro, onde recebeu mais de 20 mil visitantes. A itinerância, segundo o secretário Marcelo Araújo, cumpre com o objetivo do governador Geraldo Alckmin de levar cultura ao interior do Estado. O que, de acordo com Pannunzio, denota a importância que Sorocaba tem junto à administração estadual, já que são apenas sete municípios contemplados com a mostra. “É uma honra podermos integrar o calendário de uma exposição que oferece a possibilidade de se absorver tanto conhecimento sobre nossa língua”, comentou o prefeito.

O Museu da Língua Portuguesa, inaugurado no centenário prédio da Estação da Luz, em 20 de março de 2006,  trabalha com princípios de interatividade tecnológica e, para Sartini, não faria sentido levar outra coisa às cidades do interior de São Paulo, que não correspondesse a esse critério. Por isso mesmo, o visitante poderá conferir toda a dinâmica da montagem em Sorocaba que ocupa as salas do Espaço São Bento e de um contêiner na área externa, na praça.

A expectativa dos organizadores é de que Sorocaba possa superar o número de visitantes nas duas primeiras cidades e, para isso, além da escolas públicas e particulares, que agendaram visitação, também a população poderá conhecer o acervo.

A exposição do Museu da Língua Portuguesa se estende até o dia 10 de novembro, de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos finais de semana, das 10h às 16h, com entrada franca.  Escolas podem fazer agendamento prévio e obter informações pelo telefone (15) 99654-0650, com Ricardo.

Escolas como o Senac, as municipais “Norma Justa Dall’Ara”; “Getúlio Vargas”; “Luiz Almeida Marins”; “Edemir A. Digiampietri; “Paulo Fernando N. Tortello”; “Duljara F. de Oliveira”,  “Walter Carreteiro e a Escola Estadual “Escolástica Rosa de Almeida”, entre outras, já garantiram a participação de seus alunos na exposição.