Estudantes relatam que estão sendo coagidos por direção de escolas para não participarem de protesto

Estudantes relatam que estão sendo coagidos por direção de escolas para não participarem de protesto Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/11/2015 às 01:43
  • Atualizado 12/09/2022 às 01:43
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O jornal Z Norte recebeu nesta quarta-feira (18) diversas denúncias de que a direção de algumas escolas da cidade estaria coagindo alunos para que os mesmos não participassem das manifestações que devem ocorrer nesta quinta-feira (19). O ato é contra a reorganização escolar que prevê o fechamento de várias escolas em Sorocaba. As situações estariam ocorrendo nas escolas Hélio Del Cístia, Jorge Madureira e João Rodrigues Bueno.

Conforme os relatos, em algumas escolas os diretores da unidade estão ameaçando chamar o Conselho Tutelar para os alunos que participarem dos atos. Em outra situação, a direção de uma unidade escolar teria pedido para que se os alunos fossem ao protesto, que não usassem o uniforme da escola.

Em outro caso há a ameaça de suspensão do aluno. O caso estaria ocorrendo na Escola Estadual Jorge Madureira, onde a direção pede através de um bilhete para que os pais ou responsáveis por alunos justifiquem a ausência dos mesmos no dia 17, quando ocorreu protesto referente ao tema. Caso não ocorra a justificativa, os alunos seriam suspensos.

A Secretaria Estadual de Educação foi questionada sobre a situação, mas não retornou aos nossos questionamentos até a publicação desta reportagem.