Estudantes do Sesi conhecem trabalho da Defesa Civil

Estudantes do Sesi conhecem trabalho da Defesa Civil Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/10/2013 às 00:27
  • Atualizado 12/09/2022 às 00:27
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Alunos do Sesi, do Jardim Sandra, visitaram nesta terça-feira (16) a base do Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), instalada na Zona Norte, para conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Sorocaba. Os estudantes integram o 5º Torneio Sesi-SP de Robótica, cujo objetivo é desenvolver nos alunos da rede escolar do Sesi, competências e habilidades nos campos da Ciência e da Tecnologia, utilizando contextos do mundo real.

Como trabalho de pesquisa, os alunos buscaram saber qual é e como funciona o trabalho da Defesa Civil no atendimento à comunidade, quando atingida por desastres naturais.

Recepcionados pelo coordenador operacional da Comdec, Angelo Bergamo Filho, a garotada ficou sabendo que, até o momento, a Defesa recebeu cerca de 1.700 atendimentos, desde vistorias de prevenção em áreas de risco e outras ações emergenciais, como queda de parede, por exemplo.

Além disso, os estudantes agora sabem que o órgão atua em todo o município cumprindo com quatro estágios de vistoria em campo: observação, atenção, alerta e alerta máximo. Em períodos que os dois últimos estágios são determinados, a DC mobiliza toda sua equipe, composta por servidores municipais, e outros 80 voluntários da comunidade e que constituem os sete Núcleos Comunitários de Defesa Civil, os Nudecs.

Interessados no assunto, os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do pluviômetro, utilizado para medir o índice de chuvas. Durante a vista, as crianças passaram também pela sala de crise e monitoramento, anexa ao Centro de Operação e Inteligência (COI), da Guarda Civil Municipal (GCM).