Escola Municipal e CEI são visitados por vereadores

Escola Municipal e CEI são visitados por vereadores Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 24/06/2013 às 16:39
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:39
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

As demandas e carências da Escola Municipal José Mendes e do Centro de Educação Infantil Ettore Marangoni – CEI 78 foram observadas em visitas surpresas realizadas na manhã desta segunda-feira, dia 24, pela Comissão de Educação, Saúde Pública e Juventude da Câmara Municipal de Sorocaba.

Composta pelos vereadores Izídio de Brito (PT), presidente, Pastor Apolo (PSB), relator, e Fernando Dini (PMDB), a Comissão, na oportunidade, conversou com as diretoras, auxiliares e funcionários das unidades para conhecer o atendimento às crianças e suas demandas que carecem da atenção e investimentos do Poder Público Municipal.

E.M. José Mendes – Recebidos pela diretora Roseli Marli Zuliani, os vereadores identificaram na escola do Jardim Hungarês, local em que uma professora foi baleada no último dia 27, problemas de iluminação e vandalismo.

  “As janelas foram quebradas por pessoas que entraram aqui durante a noite e o poste em frente da escola não ilumina nada, assim como a iluminação interna é insuficiente. Não nos sentimos seguros aqui ao escurecer”, ressaltou a diretora, afirmando que após o episódio do mês passado, a ronda policial em volta da escola melhorou.

Segundo funcionários, outra preocupação trata-se da falta de hidrantes, para casos de incêndio, que já aconteceu na escola em fevereiro deste ano. Os vereadores encontraram ainda a quadra precária, falta de parque e a necessidade de conclusão da obra de reforma no local. Cerca de 400 crianças entre três e dez anos estudam na José Mendes.

CEI 78 – Na unidade da Vila Sabiá, inaugurada há 13 anos, os vereadores conheceram as instalações acompanhados das auxiliares de educação Aline Carvalho e Silmara Ferreira, e da diretora Kátia Regina Pereira.

Com um espaço amplo, quadro de funcionários adequado, construção de lavanderia com custos angariados pela própria CEI e horta e grama cuidados por voluntários do bairro, a unidade carece de espaço para almoxarifado e reformas, nunca feitas desde a inauguração.

A falta de segurança também é realidade no local, onde há vidraças quebradas e buracos nos muros feitos por vândalos que invadem a CEI e usam como esconderijo de drogas. “Quando isso acontece, fechamos esses buracos e incentivamos que os jovens do bairro grafitem os muros, tentando preservar nossa unidade”, revela a diretora.

Ainda segundo funcionários, a guarda civil municipal só vai ao local quando é chamada.

Relatório – Os vereadores se comprometeram a levar ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) informações sobre o cenário encontrado durante as visitas e apresentar também questionamentos sobre projetos de ampliação, reformas e segurança nas unidades. A próxima reunião com o prefeito deverá ocorrer na primeira quinzena de julho.