Escola da Zona Norte de Sorocaba recebe escritor Laé de Souza em evento literário

Escola da Zona Norte de Sorocaba recebe escritor Laé de Souza em evento literário Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/06/2013 às 16:29
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:29
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

No dia 19, quarta-feira, a partir das 9h a Escola Estadual Jordina Amaral Arruda estará em festa. Durante o dia serão apresentadas várias atividades, resultado da participação dos alunos da escola no projeto Minha Escola Lê.

O projeto Minha Escola Lê, criado pelo escritor Laé de Souza, aprovado pelo Ministério da Cultura e com o patrocínio da empresa Sweetmix Indústria e Comércio Importação é aplicado anualmente em escolas públicas de todo o país. Em Sorocaba participam do projeto 31 escolas estaduais, SESI e o Lar Escola Monteiro Lobato. Todas as escolas receberam livros para todos os alunos participantes do projeto e um manual para o professor desenvolver as atividades. A ideia é atrair os estudantes para uma participação ativa em um movimento literário na sua própria escola.

Nas atividades desenvolvidas na Jordina Amaral Arruda se envolveram oito professores e cerca de 500 alunos, que leram o livro Espiando o mundo pela fechadura, de Laé de Souza, debateram os temas abordados na obra, adaptaram as crônicas para textos teatrais, e escreveram crônicas com os personagens das histórias. Os melhores textos produzidos pelos estudantes concorrem com estudantes das demais escolas participantes, a terem o seu trabalho publicado no livro “As melhores crônicas dos projetos de leitura” que é publicado anualmente no final do projeto. A escola Jordina participa do projeto há três anos e as alunas Loyes Lenne Dias da Silva  e Mayara Moreno dos Santos tiveram textos na coletânea de estudantes em anos anteriores.

No evento realizado na escola, serão apresentadas peças teatrais com textos dos estudantes, baseados na leitura do livro, tendo os alunos como atores, exposição dos trabalhos, um concurso de maquetes desenvolvidos durante o projeto, conversa com o escritor Laé de Souza e manifestação de professores.

“A disseminação da leitura na sala de aula, se bem orientada, poderá criar novos cidadãos apaixonados pela leitura e com vontade própria de ler. Nosso trabalho é desenvolvido para que os jovens se tornem adultos atraídos pelos encantos e aprendizado que a leitura de livros pode proporcionar”, diz Laé de Souza.

“Este projeto maravilhoso só tem trazido incentivo aos nossos alunos e professores, o Laé de Souza foi o único escritor que encontrei  que além de doar o material para o professor trabalhar em sala de aula, ainda faz questão de publicar as melhores histórias dos alunos em um livro, isto é gratificante demais. Um incentivo e tanto à leitura. Nunca vi tanto envolvimento com a leitura como  estou vendo neste ano, até os professores estão motivados, o resultado está sendo muito positivo é lindo de ver os alunos montando as maquetes e discutindo sobre  as personagens presentes  nas histórias”, manifesta-se a professora Maria José Ferreira Leite, da Sala da Leitura. 

 

Sobre o autor

Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos, entre eles: “Acontece”,  “Acredite se Quiser!”, a série “Quinho e o seu Cãozinho”, “Nos Bastidores do Cotidiano”, “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”.

 

Sobre o Grupo Projetos de Leitura

O Grupo Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998 e tem seus projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, além de contar com o apoio de patrocinadores, parceiros e com o envolvimento dos professores. Com sede em São Paulo, o grupo atua em todo o território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura.

Mais informações no site: www.projetosdeleitura.com.br