Empreendedorismo na sala de aula

Empreendedorismo na sala de aula Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/10/2013 às 18:34
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:34
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Estudantes criaram miniempresas reais e participaram de uma feira em São Paulo, onde tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos

 

 

Os alunos do Ensino Médio do Objetivo Sorocaba participaram da V Feira de Miniempresas da ONG internacional Junior Achievement, que aconteceu no dia 5 de outubro, no Shopping Eldorado, em São Paulo. Durante o evento, foram comercializados produtos criados pelas 22 miniempresas participantes. O objetivo da ONG é oferecer aos jovens oportunidades para desenvolver o empreendedorismo.

Os alunos da Unidade Zona Norte criaram a miniempresa Stuff Cushion, com a orientação dos voluntários da empresa Gerdau, e presidida pela estudante da 2ª série do Ensino Médio Giovanna Borges. Ela explicou que, antes de optarem por este produto, os integrantes do grupo fizeram uma pesquisa de mercado, verificando a aceitação pelo público-alvo e se havia concorrentes na região. “Produzimos almofadas anatômicas que se encaixam entre a mochila e a lombar, pois percebemos que vários estudantes reclamavam de dores nesta região. Nosso produto também pode ser utilizado como assento de carteira escolar”, contou.

Giovanna diz ter gostado da experiência: “Fui acompanhada por mais nove funcionários da Stuff Cushion e todos atuaram de maneira exemplar. Tamanho empenho resultou na venda de 20 almofadas. Não vendemos mais porque acredito que os visitantes do shopping não eram o nosso alvo; nosso produto é voltado ao público escolar”, observou a presidente. “Antes de participar deste programa, queria fazer faculdade de artes cênicas; mas, agora, descobri minha verdadeira vocação. Quero fazer administração e auxiliar meu pai na gerência da sua empresa”.

A aluna da Unidade Centro, Juliana de Almeida Camarão foi eleita presidente da miniempresa Innovare, orientada por voluntários da faculdade ESAMC Sorocaba. O empreendimento produziu jogos americanos de tecido emborrachado em três diferentes tipos de tela, detalhou um pouco do seu produto: “É uma peça bonita e prática. O tecido emborrachado não deixa que o prato deslize na mesa, além de ser fácil de limpar na máquina de lavar louça”.

Juliana ainda destacou que a experiência de participar da Feira foi indescritível. “Foi algo totalmente novo. Pudemos analisar os erros e acertos do nosso produto. Fora essa parte, tive a certeza de que quero seguir a área administrativa”, disse. O grupo vendeu cerca de 60 produtos. “Por falta de organização, não vendemos tudo o que levamos. Porém, a empresa voltou com encomendas de 30 peças”, explicou. “Fomos muito elogiados pela qualidade, interagimos com empresários e agradamos ao público visitante. Ficamos felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho”.

Segundo Karin Benestante, coordenadora do projeto, a participação na Feira foi uma parte da concretização do projeto. “Essa experiência, além de valorizar o empreendedorismo e protagonismo dos alunos, os ajudará quando estiverem no mercado de trabalho”, avaliou. “Já plantamos uma semente e esperamos que rendam bons frutos. Em breve, os produtos serão vendidos nas nossas Unidades”, revelou.