Crianças de Escola Municipal da Zona Norte conheceram o Jardim Botânico de Sorocaba

Crianças de Escola Municipal da Zona Norte conheceram o Jardim Botânico de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/03/2014 às 21:49
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:49
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na manhã desta segunda-feira (17), 25 crianças do 3º ano da EM “Professora Inês Rodrigues Cesarotti”, localizada na Zona Norte de Sorocaba, participaram de uma visita monitorada ao Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações, inaugurado no último sábado (15) pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a visita monitorada objetivou sensibilizar o público para a conservação das áreas verdes urbanas e naturais, incentivando ações individuais e coletivas para ampliação e manutenção das áreas verdes no município.

Acompanhados da equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, num período de duas horas, os alunos fizeram um roteiro onde puderam conhecer os principais espaços do Jardim Botânico, como o Palacete de Cristal, roseiral, orquidário, espelhos d’água, além da trilha das pontes e a trilha da mata.

No Palacete de Cristal, as crianças puderam conhecer o trabalho que um jardim botânico desenvolve tanto na área de lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e na preservação do meio ambiente. Os participantes também conheceram o fragmento de vegetação presente no local e receberam informações sobre a concepção e a construção do parque e o seu importante papel como centro de conservação da flora da região de Sorocaba.

Nos espelhos d’água, a equipe de Educação Ambiental apresentou as ninfeias, plantas aquáticas semelhantes à vitória-régia, e a taboa, planta herbácea que se desenvolve em ambiente de água doce, e consequentemente, são encontradas em zonas úmidas como, por exemplo, às margens de córregos, rios e lagos.

Já no orquidário, o grupo foi apresentado às diversas espécies de orquídeas cultivadas no espaço e sobre a necessidade de serem abrigadas num local mais fresco e úmido para se desenvolverem. A equipe de Educação Ambiental aproveitou o tema para falar da importância de borboletas, aves e até de mamíferos, como as antas (conhecidas como “jardineiras da floresta”), na polinização das flores.

Por último, os alunos da escola municipal caminharam pelas duas trilhas do Jardim Botânico e aprenderam sobre algumas espécies de árvores do Cerrado e da Mata Atlântica encontradas pelo parque, como a quaresmeira e a embaúba.

Para a professora Josemar de Araújo Oliveira Lima, o passeio foi maravilhoso. “Aqui é uma delícia. Os alunos participaram bastante da atividade e aprenderam muito. Inclusive agora vou trabalhar o que eles aprenderam aqui em sala de aula, como por exemplo a questão da conservação das árvores”, contou.

Isabela da Silva, de 8 anos, foi uma das participantes da visita monitorada e gostou bastante do que viu. “Adorei esse parque, os lagos, é muito melhor do que aprender matemática”, resumiu a garota. Outro aluno que teve a oportunidade de conhecer os espaços do Jardim Botânico foi Murilo Nacre Mendes, de 8 anos. “Gostei bastante daqui e quero voltar com a minha família”, afirmou o garoto.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas” está localizado entre as ruas Pedro Wurschig e Miguel Montoro Lozano, no Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.


 Visitas continuam durante todo o mês

As visitas monitoradas em comemoração à inauguração do Jardim Botânico prosseguirão até o dia 30 de março. Nos dias 19 e 21, serão realizadas com alunos de escolas municipais, pela manhã das 9h às 11h e à tarde, das 14h às 16h. Nos dias 18 e 20, a Secretaria do Meio Ambiente fará a atividade com alunos de escolas estaduais de Sorocaba e com adolescentes das unidades do Território Jovem. No dia 30, também pela manhã, um grupo de mulheres participará da visita monitorada com a Secretaria do Meio Ambiente.

Já no dia 23, num domingo, pela manhã, será realizado um roteiro especial no Jardim Botânico, guiado pelo historiador José Rubens Incao, chefe de divisão de Patrimônio Histórico da Secretaria da Cultura (Secult), e contará com a presença de um grupo formado pela terceira idade.

Escolas estaduais e particulares e outros grupos interessados em participar dessa atividade gratuitamente nos dias 25 e 27 de março poderão fazer o agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 3219.2280 (Secretaria do Meio Ambiente).