Cinema é o 18º curso do CEUNSP a receber nota máxima do MEC

Cinema é o 18º curso do CEUNSP a receber nota máxima do MEC Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 13/06/2013 às 12:04
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:04
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O curso de Cinema do CEUNSP recebeu a nota máxima 5 na avaliação de reconhecimento feita pelo MEC no início deste mês. O resultado, divulgado nesta semana, reforça a FCAD como uma dastrês melhores e maiores faculdades de comunicação, artes e design do País, que tem ainda os cursos de Rádio e TV, Eventos e Jornalismo avaliados com a nota máxima. Ao todo, já são 18 cursos avaliados com excelência.

Ministrado no campus V, em Salto, o curso de Cinema foi criado graças à persistência do professor Rubens Anganuzzi Filho, conhecido por bancar a defesa de cursos pela sua importância cultural e social e não apenas econômica. Hoje chanceler do CEUNSP, ele defendeu a implantação quando era o diretor da então Faculdade de Comunicação e Artes (FCA). Foram seis anos até que o curso fosse iniciado, em 2006. Rubens Filho também foi o responsável pela instalação de laboratórios, estúdios, agências, auditórios e o Teatro Escola, além de ter iniciado a Filmoteca da FCA, selecionando osprimeiros 1.000 títulos.

Outro personagem importante dessa conquista é o professor Edson Cortez, que como coordenador geral da FCA (depois FCAD) esteve à frente de outros reconhecimentos até que fosse elevado ao posto de diretor. Cortez trouxe para a coordenação do curso, em 2008, o professorFilipe Salles, ex-professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde se formou em Cinema, e da Faculdade de Belas-Artes, ambas em São Paulo. Salles é também fotógrafo, com exposições realizadas inclusive no exterior.

À época, durante a apresentação de Salles e também da professora e jornalista Maria Paula Piotto, Cortez apontou que seria um salto de qualidade para os cursos do CEUNSP. E foi mesmo, pois desde então a FCAD se transformou em uma das principais faculdades de comunicação, artes e design do País não apenas pelos reconhecimentos do MEC, mas pelos diversos e importantes prêmios conquistados, como Expocom/Intercom, Festival do Minuto, Mapa Cultural Paulista e, principalmente, pelo mercado de trabalho.

Entre os vários destaques da avaliação do curso pelo MEC, absolutamente todos os itens que compõem a análise do projeto pedagógico receberam o conceito máximo, o que, segundo os próprios avaliadores, é raríssimo em instituições privadas de ensino. A dimensão que avalia a organização didático-pedagógica inclui itens como contexto educacional, políticas institucionais, objetivos do curso, perfil profissional do egresso, estrutura curricular, metodologia, estágio, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso, apoio ao discente, tecnologias de informação e comunicação, entre outros, todos avaliados com excelência.

Outras duas dimensões fazem parte da avaliação e o curso também foi aprovado com louvor. Uma delas é com relação ao corpo docente, formado na maioria por mestres e doutores. A titulação, aexperiência profissional e a experiência no magistério receberam a nota máxima. “Percebeu-se (…) o engajamento e comprometimento profissional com o curso e entusiasmo para com as condições de trabalho”, relataram os observadores do MEC. Destaque também para a nota dada à atuação do coordenador Filipe Salles, além da experiência profissional, de magistério e na gestão acadêmica.

A terceira dimensão avaliada foi a de infraestrutura, quesito em que o CEUNSP tem se destacado em todas as avaliações. Salas de aula, acesso dos alunos a equipamentos de informática e os laboratórios especializados, tanto em quantidade, qualidade e serviços, receberam a avaliação máxima. O curso dispõem de um estúdio de 200m2 com travelling e grua, além de uma infinidade de acessórios, câmeras de vídeo digital em alta definição, ilhas de edição em Macintosh utilizando o Final Cut Studio Pro, o mesmo software utilizado em grandes produções internacionais,entre outros recursos.