Cerca de 56 mil alunos voltam às aulas no dia 11

Cerca de 56 mil alunos voltam às aulas no dia 11 Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 06/02/2016 às 16:40
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:40
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Quatro novas creches e uma unidade de ensino fundamental começam a atender.

Cerca de 56 mil alunos voltam às aulas na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba a partir do dia 11 de fevereiro, nas 145 unidades escolares, incluídas os Centros de Educação Infantil (CEI) e Escolas de Ensino Fundamental. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), preparou as unidades nesse período que antecede o retorno escolar com manutenção e reformas, além dos serviços de roçagem e capinação.

O secretário da Educação, Flaviano Agostinho de Lima, diz que o trabalho realizado pela pasta entre dezembro do ano passado, até esse início de fevereiro, foi todo voltado ao atendimento das crianças e jovens pelas unidades escolares.

De acordo com o secretário, 4.692 novos alunos foram integrados a rede para 2016, um volume que não estava inserido no sistema educacional municipal em 2015. “A grande questão é que tivemos um aumento significativo dos alunos vindos de outras cidades e também da rede particular, em função dessa crise financeira. Mas estamos preparados para atender essa demanda”, ressaltou.

Para o secretário, outra questão resolvida é em relação a merenda escolar. “Com a rescisão do contrato com a empresa anterior, contratamos uma nova, de forma emergencial, para que a partir do primeiro dia de aula seja servida a refeição de qualidade”, explicou. Flaviano lembra ainda que no período de férias foram realizadas preparações de várias unidades, através do Programa “Escola Bonita”, que já atendeu 90 prédios escolares.

Para esse início de ano letivo, a Prefeitura entregou também quatro novos prédios de creches, no Centro, Vila Barão, Cajuru do Sul e Jardim Califórnia, além de uma escola no bairro Recreio dos Sorocabanos que vai atender a 960 alunos. “Com essas ampliações e novas creches, são cerca de duas mil vagas a mais, o que permitiu atender essa demanda extemporânea”, frisou o secretário.

O crescimento da infraestrutura possibilitou, também, a convocação de mais de 300 novos Auxiliares de Educação e 51 novos Professores de Educação Básica (PEB-I). Na primeira semana de fevereiro, as unidades fizeram as reuniões de planejamento para definir as ações que serão desenvolvidas nesse início letivo, organizando seu calendário e garantindo na Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio o mínimo de 200 dias letivos e a carga horária anual mínima de 800 horas, considerando-se a legislação específica de cada curso, etapa e modalidade de ensino.