Bancada petista propõe criação da Universidade Federal de Sorocaba

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 28/01/2013 às 13:03
  • Atualizado 30/09/2022 às 13:03
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os vereadores Izídio de Brito, Francisco França e Carlos Leite requerem a criação de Comissão Especial para debater instalação da unidade

 

A criação da Universidade Federal de Sorocaba poderá ser debatida na Câmara Municipal por uma Comissão Especial proposta pela bancada do Partido dos Trabalhadores em requerimento protocolizado durante a sessão desta terça-feira, 27.

Composta pelos vereadores Izídio de Brito, Carlos Leite e Francisco França (líder), a proposta dos petistas conta com o apoio dos demais dezessete parlamentares. Todos assinaram a propositura de criação da comissão que deverá ser votada na quinta-feira (29).
No requerimento, a bancada do PT ressalta que desde 2006 a Universidade Federal de São Carlos – Ufscar, em acordo com o Ministério da Educação, implantou um campus na cidade prevendo em seu Plano Diretor que viria a ser a futura Universidade Federal de Sorocaba, o que até o momento não aconteceu.
“E é essa mudança que queremos debater para buscarmos a melhor opção de se fazer essa implantação, que vem de encontro com os anseios da população não é de hoje”, afirma o líder Francisco França.
Segundo o Izídio de Brito, parlamentar e presidente do PT de Sorocaba, com a concepção da universidade junto do aproveitamento de toda a estrutura do campus da UFSCar na cidade, o município terá autonomia financeira e administrativa para atender as demandas regionais de novos cursos.
“Precisamos aproveitar a implantação da nossa Região Metropolitana de Sorocaba e o plano de expansão de ensino superior do Governo Federal em discussão. Melhor momento não há para o debate e efetivação da criação de uma Universidade Federal independente”, ressalta Izídio.
O vereador Carlos Leite enfatiza que cidade hoje é um dos principais vetores de desenvolvimento do estado de São Paulo e que o status de líder regional confere a Sorocaba o direito de demandar a implantação de uma universidade de caráter regional e identidade própria.